Dicas, Geral, Mercado automotivo

Apresentamos o Peel P50, o menor carro do mundo!

Peel P50
Peel P50
Peel P50

E assim, ressurge do passado, o Peel P50 e o Peel Trident. Esses dois micros modelos de carros não são construídos desde 1966, mas uma nova empresa teve a ideia de produzi-los novamente e foram legalizados a rodarem nas ruas dos Estados Unidos e Reino Unido. Quanto custa? Uma fortuna!!! É possível comprá-los pela absurda quantia de 10.000 libras, o equivalente a R$ 31.500.

O Peel P50 foi um microcarro produzido em Ilha de Man pela empresa britânica Peel Engineering Co. (era uma fábrica que trabalhava com fibra de vidro, produzindo barcos, motos e carros), de 1962 a 1965. É conhecido por ser o menor carro na história, com 1,34 m de comprimento. Esse pequenino foi projetado como carro para cidade e como propaganda, pois seu slogan era “one adult and a shopping bag”, que significa “um adulto e uma sacola de compras”. Era tão pequeno que dava para entrar com um desse em um edifício comercial!

Peel Trident
Peel Trident

Considerado como o menor carro do mundo, ele ficou famoso por ser guiado por Jeremy Clarkson nas ruas “e nos prédios” de Londres. O P50 tem só uma porta do lado esquerdo, um único limpador de para-brisa e apenas um farol. O Peel Trident é uma espécie de modelo de visual mais esportivo, com a mesma mecânica, produzido em 1964. Este modelo tem dois assentos ou a opção de um assento e um cesto de desmontáveis, em vez de possuir o único lugar do anterior P50, embora ele mantivesse um design parecido, com três rodas. Este carrinho também tinha uma “clara bolha topo”, apelidando-o de “disco voador terrestre”.

Estas versões modernizadas do P50 e do Trident trocaram a antiga transmissão de três marchas sem reversão por uma unidade CVT, e usam um motor de 3,35 cv, o que é suficiente para empurrar os 90 kg do Trident ou os 113 kg do P50 a 45 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Há versões elétricas, com as mesmas especificações, mas em vez de rodar incríveis 41 km/l, você tem míseros 24 km de autonomia entre recargas.

Estimam que existam cerca de vinte Peel P50 originais espalhados pelo mundo, sendo muito comuns suas réplicas.

Curtiram?