Aplicativos, App, Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Tecnologia, Toyota

App ‘criativo e preventivo’ da Toyota bloqueia ações sem limites do jovem recém-habilitado

Aplicativo apresentado pela Toyota promete envergonhar filhos que se tornem imprudentes ao volante

 
Você tem um filho ou filha jovem. E um dos primeiros grandes passos de sua vida aconteceu: a aquisição da CNH. Ok! Parabéns! E agora, chegará o dia que eles sairão sozinhos ao trânsito, dirigindo pela primeira vez, sem estar acompanhados de uma pessoa para lhe ajudarem, como de costume em autoescolas… Xiii! Força pai! Força mãe! Cuidado com o coração! 😲

Bom, se morássemos na Europa, problemas como este, ops, melhor dizendo, situações como esta, teriam sido resolvidos! Porém, contudo, todavia, gravem este nome: “Safe & Sound”. Grave este nome Senhores pais! Esta novidade partiu da Toyota.

A Toyota criou e apresentou um aplicativo capaz de impedir que os jovens motoristas, principalmente aos recém-habilitados, abusem da velocidade de uma forma, digamos, ingênua, ou de exibição. 😝 O intuito da empresa foi bem sacana, pois este aplicativo ameaça envergonhar os adolescentes se eles acelerarem muito seus carros ou usarem seus smartphones enquanto dirigem. Usamos a palavra ‘sacana’ no bom sentido, pois a ideia é fazer com que o motorista que pega o carro dos pais emprestado não cometa imprudências para que não passe vergonha, já que este é um dos maiores medos dos jovens.

Criado pela Saatchi & Saatchi London, o app chamado “Safe & Sound” (expressão em inglês, que significa ‘são e salvo’) ajuda a prevenir que jovens sejam imprudentes ao volante. Porque, de acordo com a montadora, um em cada cinco jovens se envolvem em batidas de trânsito logo no primeiro ano com o documento. Lembrando que em todo mundo, usar os smartphones e correr demais com o carro são as duas principais causas dos acidentes.

Então, a marca japonesa agradou os pais e está conseguindo deixá-los menos preocupados com situações como esta. Entendam como funciona o app: Uma vez que os pais e o jovem motorista baixem o app e têm seus telefones pareados via Bluetooth, os pais dão ao filho a permissão para dirigir o carro liberando o uso da chave física por meio do aplicativo com um simples comando. (Importante ressaltar que o app foi desenvolvido apenas para os modelos vendidos na Europa e só funciona com smartphones Android).

O sistema utiliza a tecnologia do Google Maps para detectar a velocidade em que o carro está trafegando e com o carro em movimento o app se encarrega de automaticamente colocar o smartphone do jovem motorista em modo “não perturbe”. Chamadas, mensagens e notificações de redes sociais são todas desabilitadas. E mais! O app automaticamente passa a tocar as músicas da playlist do Spotify, aquelas ‘músicas favoritas’ do papai, da mamãe e até da vovó! E nem adianta o adolescente tentar desligar o aparelho, o app bloqueia essa possibilidade e passa a tocar músicas cada vez mais embaraçosas capaz de envergonhar qualquer adolescente, afirma a Toyota. 😏 Tá aí a sacanagem! E os pais ainda recebem um resumo do que aconteceu durante o passeio do filho!

 

Confiram a forma inusitada de divulgação da tecnologia através do vídeo:

 

E aí? Acham que funcionaria aqui no Brasil também? Seria o terror dos jovens motoristas brasileiros!!! 😜

#AutoPeçasMolina é informação! 😉