Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Aplicativo da Samsung tenta evitar acidentes de carro

Aplicativo da Samsung

O serviço é o “Eyes on the Road”. Confiram!

Segundo especialistas, digitar ao volante é mais perigoso do que falar ao telefone. Se distrair com seu smartphone e mandar mensagens de texto, colocar os e-mails em dia ou mesmo compartilhar com seus amigos sobre as condições do trânsito nas redes sociais, entre uma marcha e outra, é um péssimo hábito que adquirimos com a tecnologia e aumenta cada vez mais a probabilidade de acidente.

A Samsung teve uma ideia simples, e pensando em sanar esse problema, foi lançado em Singapura um aplicativo que por meio de sensores, o mesmo detecta a velocidade do carro e desativa chamadas de celular, alertas de mensagens e notificações de redes sociais, até que o motorista chegue a seu destino. O serviço é o “Eyes on the Road” – Olhos na estrada, em tradução livre. O usuário também pode ativar o recurso de um aviso automático, que informa às outras pessoas que ele está dirigindo.

É realmente impressionante como a criatividade não tem limites. Há ainda outro recurso bem inteligente e talvez mais legal que devido o uso do aplicativo, o motorista que atinge determinados quilômetros, ganha vouchers de combustível e seguro para o carro. E para estimular outros motoristas a fazer o mesmo, é possível compartilhar o desempenho do percurso no Facebook. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas em Singapura. Lá, a campanha teve apoio de uma rádio chamada Power 98FM, e foi divulgada em outdoors e mídias sociais.

No vídeo de divulgação da campanha, vemos um homem dirigindo por uma estrada escutando a musica Highway to Hell, da banda AC/DC, quando de súbito se choca com outro veículo e acaba se acidentando e ferindo-se gravemente. O que se vê em seguida é uma explicação detalhada em inglês sobre como funciona o aplicativo, exatamente como descrito acima. É claro que tudo isso objetiva lembrar e reforçar aos motoristas a importância de se baixar este aplicativo exclusivo, para diminuir os riscos de um possível acidente.

Essa é com certeza uma bela iniciativa da Samsung que além de ser uma grande sacada, é também um grande incentivo educativo de como se comportar no trânsito.

Esperamos que este aplicativo chegue logo ao Brasil e ao resto do mundo, pois precisamos de mais um pouquinho de senso de cidadania aplicada à tecnologia, certo?

Enfim, a Samsung teve uma excelente Iniciativa para um trânsito mais seguro.