Anfavea, Auto Peças Molina, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Anfavea informa vendas crescentes em junho, com recuperação lenta para o setor

Anfavea informa vendas crescentes em junho, com recuperação lenta para o setor

De acordo com a Anfavea, vendas de carros sobem em junho, mas recuperação do setor automotivo só em 2025, devido crise gerada pelo coronavírus.

De acordo com dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulgados na manhã desta segunda-feira (6), o setor automobilístico apresentou bons sinais de retomada. Foram licenciados no mês passado 132,8 mil veículos, uma alta de 113,6% nas vendas de automóveis de passeio, em relação a maio, quando foram licenciados 62,2 mil veículos no país.

Contudo, é fato que a crise gerada pela pandemia do coronavírus que ainda afeta a indústria automotiva global e também brasileira, deixa marcas profundas na história recente do setor.

Os dados indicam uma melhora no setor automotivo, que foi muito impactado no início da pandemia, mas os números indicam que a fabricação, venda e exportações de veículos seguem abaixo dos parâmetros do ano passado. Os licenciamentos de junho foram 40,5% menor que no mesmo mês de 2019 e, no acumulado do primeiro trimestre, soma 1,308 milhão de unidades, uma redução de 38,2% sobre igual período de 2019.

O estado de São Paulo apresentou a menor queda, com 18,1%, no ranking de emplacamentos por estado. Diante dos números, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, projeta fechar 2020 abaixo dos 2 milhões de automóveis comercializados. “Estávamos em um crescimento gradativo até chegar a quase 2,8 milhões em 2019. Por conta da pandemia que pegou o mundo, e por outras razões como o desemprego e o impacto no PIB, estimamos que, neste ano, vamos ter 1,67 milhão de unidades emplacadas”.

Anfavea prevê recuperação do setor em 2025

A previsão da Anfavea é baseada nos efeitos da crise econômica pós-pandemia. Fazendo uma projeção da indústria para o futuro, Luiz Carlos afirma que a indústria deve retomar o volume do ano passado apenas dentro de cinco anos.

“Levando em consideração o volume da crise de 2015, se a recuperação seguir o mesmo ritmo de 11% ao ano (apresentado naquela ocasião), a indústria automobilística do Brasil voltará ao patamar de 2019 apenas em 2025”. Nesse ritmo, as montadoras deixariam de vender 3,5 milhões de automóveis no prazo de cinco anos.

“Essa é a foto de hoje, considerando o cenário atual da saúde no Brasil e na América Latina, que monitoramos todos os dias. Esperamos que tenhamos motivos para revisar estes números, que são difíceis de digerir. Há um impacto em toda a cadeia e essa é uma preocupação constante. Vai ser um ano difícil, mas como todas as outras crises, vamos sair dessa também”, concluiu o presidente da Anfavea.

Leia mais:
Shopping de Botucatu abre as portas com sistema drive-thru de carros
A obrigatoriedade do uso de máscaras nos transportes públicos em São Paulo
Código de Trânsito Brasileiro: CNH passa a ter validade de 10 anos
Acesse nossa loja virtual