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Amortecedores: entendam como funcionam e sua hora de trocar

O amortecedor é uma das peças mais importantes da suspensão e precisa de revisão periódica. Confira mais informações.

 

Pensando no automóvel como um todo e analisando o seu funcionamento, podemos afirmar sem dúvida alguma que os amortecedores são componentes essenciais para a dirigibilidade do veículo. O amortecedor é uma peça do veículo automotivo que é destinada ao controle das oscilações da mola e também visa manter a roda em contato contínuo com o chão. Para melhor entender, os amortecedores servem, não só para amortecer os impactos que as rodas recebem, mas também para impedir que estas tenham movimentos indesejados e descontrolados. Ou seja, sem eles, uma viagem de automóvel tornaria desconfortável e muito mais perigosa.

Com os amortecedores em mau estado, o veículo reage lentamente ou com atraso, "encostando " sobre a suspensão.
Com os amortecedores em mau estado, o veículo reage lentamente ou com atraso, “encostando ” sobre a suspensão.

O amortecedor também representa uma garantia na segurança, pois ajuda a controlar o veículo, principalmente em velocidades mais altas e em situações de risco. Portanto, ele é considerado um dos três elementos essenciais do “Triângulo da Segurança”, junto com os pneus e os freios.

O amortecedor é um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro. Ele trabalha em conjunto com as molas controlando seus movimentos, para que a carroceria não fique oscilando e a mola não chegue ao final de seu curso. O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros. Não há uma quilometragem fechada para a troca, pois a substituição do item vai depender do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda e alguns outros parâmetros. Mas se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos. Saiba que esse componente fundamental para sua segurança dá sinais quando chega o momento certo para trocá-lo, e para saber esse momento você deve prestar atenção no comportamento do seu veículo. Então vamos conhecer os sintomas de amortecedores velhos ou desgastados. Vejam abaixo:

– Vazamentos do fluído do amortecedor ou da estrutura da suspensão: O vazamento do fluído contido no amortecedor faz com que ele perca totalmente o seu funcionamento. É facilmente diagnosticado, pois o óleo vaza e escorre pelo o amortecedor.

– A performance na estrada: Quando sente que o seu veículo começa a “fugir” nas curvas, ou que estremece sempre que enfrenta uma rajada de vento mais forte, isso poderá significar que os amortecedores não estão a funcionar corretamente. Quando assim é, principalmente no Inverno, o risco de aquaplaning é maior, o que conduz ao comprometimento da estabilidade e segurança do seu veículo na estrada.

– Vibração do volante: Como os amortecedores são responsáveis por uma boa fixação na estrada, se eles estão defeituosos produzem um vaivém constante do volante, pois as rodas ricocheteiam o tempo todo podendo inclusive “descolar” da estrada. Nesses casos, o veículo comporta-se de maneira imprecisa e instável. Igualmente, amortecedores desgastados produzem deterioração dos outros elementos da suspensão (mola e barra estabilizadora) e rótulas.

– Desgaste dos pneus (e rodas quicando) e aumento da distância de frenagem: Os pneus também são elementos prejudicados no caso de mau funcionamento, chegando a um desgaste que reduz sua vida útil em um 20%. Se você juntar pneus desgastados com amortecedores em mau estado, no momento de frear um veículo que circula a 100 Km/h, a distância de frenagem pode aumentar em até 3 metros. É ainda mais perigoso se o veículo tiver um sistema de freio ABS, aumentando em até 5 metros o percurso durante a freada. Isso acontece porque nesses casos, o pneu ricocheteia e pula, perdendo o contato com o asfalto.

– A direção do automóvel: Um sinal de que os amortecedores do seu carro não estão a funcionar aquilo que é esperado é quando a direção do automóvel permanece desalinhada depois do condutor fazer uma curva. O volante tem dificuldade em regressar à sua posição inicial e o condutor é “obrigado” a alinhar as rodas do carro. A direção fica mais “dura”, aumentando a dificuldade em fazer curvas na estrada e manobras como o estacionamento, o que torna a condução muito mais cansativa.

– A iluminação do automóvel: Quando os amortecedores não estão nas melhores condições, os faróis dianteiros oscilam e não iluminam a via pública de uma forma uniforme, o que coloca em risco a sua segurança e a dos demais. Uma iluminação deficiente pode ofuscar os condutores que circulam em sentido contrário e os riscos de provocar um acidente rodoviário sobem consideravelmente.

Para finalizar, entendemos que é um pouco difícil a verificação do desgaste dos amortecedores, porque é feito de um modo lento e progressivo e isso leva o condutor a habituar-se ao comportamento do automóvel nesse estado, pensando que esse é o seu funcionamento normal. Porém, com os sinais que explicamos acima, fica um pouco mais fácil de decifrar o mau funcionamento dos amortecedores.

Uma dica interessante é: para saber se seu amortecedor está realmente velho, passe por uma lombada. Ou seja, o lado que estiver com o amortecedor velho, afunda mais facilmente.

E com  esse novo conhecimento, faça sempre a troca preventiva de seus amortecedores, principalmente se algum sintoma acima aparecer. Não pense em questão de economia, e sim de segurança!

 

#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉