Dicas, Geral, Mercado automotivo

A paixão dos colecionadores por carros antigos

Carros antigos
Jaguar XK 120. Uma joia da década de 50.
Jaguar XK 120. Uma joia da década de 50.

É uma paixão inexplicável! Uma paixão sem igual! Essa paixão por carros antigos começa quando o dono adquire um veículo e passa a tratá-lo como membro da família.

Não é de hoje que o carro antigo desperta paixão em uma grande quantidade de brasileiros. Todo mundo já conheceu uma pessoa disposta a adquirir e restaurar um automóvel que marcou época. Seja por admiração, paixão ou saudades de um tempo que passou, os colecionadores de carro sabem bem o que é esse sentimento por uma “peça antiga”. Cuidadosos e responsáveis pelo artigo de luxo na garagem, os admiradores de carros antigos compartilham um sentimento peculiar aos colecionadores que é a arte de cuidar e preservar. Isso significa que não é só ter o carro, a relação entre o proprietário e o automóvel é maior. Adicione ainda o prazer de colocá-lo exposto ao público. A riqueza de detalhes e a beleza ímpar dos carros antigos, seja de marca estrangeira ou nacional, chamam a atenção!

Vale lembrar que os carros não são uma paixão só da atualidade, desde a sua invenção essas incríveis máquinas vem conquistando milhares de admiradores e colecionadores. A cada ano novos modelos surgem no mercado, com mais tecnologia e novos designs, mas para alguns nada substitui a beleza e charme dos modelos antigos. Acontecem regularmente em várias partes do mundo e do Brasil algumas feiras e eventos que incluem exposições desses veículos que são verdadeiros tesouros para seus donos.

Para muitas pessoas, os carros antigos os acompanham desde a infância. E para eles foi o melhor presente de toda a vida. Segundo especialistas, é necessário tomar uma série de cuidados antes de adquirir um carro antigo. Quanto mais original, melhor. Além disso, é importante verificar as peças, considerando que os de marca estrangeira são mais fáceis de restaurar.

A placa preta é o sonho dos colecionadores! Para um observador menos avisado, avistar um carro com placa preta na rua pode ser motivo de estranheza. Todavia, mal sabe a pessoa que aquele pedaço de metal de cor escura com letras brancas é o objeto de desejo da grande maioria dos colecionadores de carros antigos. A famosa placa preta garante a autenticidade e originalidade do veículo. Existem várias categorias para emplacamento de veículos no Brasil. As placas para esses veículos seguem os modelos e medidas normais, só é mudada a cor. Conforme as resoluções números 56 e 117 do CONTRAN são considerados aptos a receber a placa preta, os veículos fabricados há mais de 30 anos e que conserva as características originais de fabricação. Esse carro também tem de fazer parte de uma coleção e apresentar “Certificado de Originalidade”, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN.

A placa de coleção valoriza o carro antigo e facilita a vida do dono. Para quem não faz parte do mundo dos antigos e pensa em partir para seu primeiro clássico, é importante lembrar que a despesa total costuma ir além de documentação e vistoria. Não há prazo de validade para a placa preta, nem vistorias posteriores, portanto a responsabilidade sobre o modelo é do dono.

Tenha muita disposição e preserve a história!