Aplicativos, App, Dicas, Geral

Carteira Digital de Trânsito: aplicativo passa a emitir indicação do condutor

A nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito vai conceder mais agilidade no processo de fiscalização e maior controle das autuações de trânsito. Opção estará disponível apenas após atualização de aplicativo; entenda.

Carteira Digital de Trânsito

A Carteira Digital de Trânsito, é um aplicativo que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e está disponível gratuitamente nas lojas do Google Play e App Store desde 2017.

A Carteira Digital é uma ferramenta para que o cidadão tenha acesso às informações dos serviços de trânsito com maior agilidade. No aplicativo o motorista pode consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), consegue exportar os documentos e consultar infrações, com as opções “por condutor” e “por veículo”.

Lembrando que a CNH e o CRLV digitais têm o mesmo valor legal dos documentos impressos. O motorista também recebe pelo aplicativo – caso desejar – notificações como avisos de vencimento da CNH e avisos sobre recall, com as devidas instruções.

Nova atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Você, que já utiliza o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ganhou novidade nesta semana. A novidade é a seguinte: o Ministério da Infraestrutura lançou no dia 2 de março, a possibilidade de indicação do principal condutor do veículo na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Qualquer pessoa que já utilize a CDT poderá adicionar no aplicativo o principal condutor do veículo. Quer dizer que, a nova funcionalidade pretende agilizar o processo de monitoramento das infrações de trânsito.

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Frederico Carneiro, o objetivo é intensificar a adesão à Carteira Digital de Trânsito, fazendo com que cada vez mais os brasileiros tenham acesso aos serviços digitais do governo federal. “A ideia é facilitar a vida do cidadão, proporcionando mais agilidade, segurança e comodidade”, disse. (Fonte: Agência Brasil).

Para ter acesso a nova função, basta que o proprietário acesse a parte de “meus veículos”, clique no ícone com as informações do carro e selecione a opção “principal condutor”. Tanto a pessoa que está indicando, quanto o principal condutor do carro precisa ter acesso ao aplicativo digital. Após a indicação, a instituição responsável pela autuação receberá de imediato a notificação com as informações do principal condutor envolvido, que automaticamente assume a responsabilidade. Até então, o encargo é de responsabilidade do proprietário do veículo.

Para os motoristas que ainda não utilizam a CDT, o processo continua o mesmo. É necessário fazer a indicação do principal condutor do veículo pelo Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou fazer a apresentação nos locais de atendimento dos órgãos responsáveis pela autuação. Assim sendo, o dono do veículo, fornece o CPF e o número da CNH do motorista principal, e então, este recebe um e-mail para concordar com o procedimento.

Por fim, quem já tem a Carteira Digital de Trânsito precisa esperar que as lojas dos aplicativos façam a atualização do dispositivo para que a função esteja disponível. 😉

Leia mais:
O Salão do Automóvel de Genebra é oficialmente cancelado devido o surto do coronavírus
Brasil registra primeiro caso fatal envolvendo airbag fabricado pela antiga Takata
Brasil: projeto de lei quer proibir carros movidos a combustíveis fósseis em 2030, com extinção em 2040
Acesse nossa loja virtual