Dicas, Geral, Peças

A importância do farol nos carros

Farol do carro

Fique atento ao uso e conservação da iluminação veicular

 

A manutenção e a regulagem dos faróis são extremamente importantes para seu perfeito funcionamento.
A manutenção e a regulagem dos faróis são extremamente importantes para seu perfeito funcionamento.

Um dos itens fundamentais para a segurança dos motoristas e pedestres são os faróis. Em contra partida é um item pouco lembrado na hora da manutenção.

Os faróis, sejam de luz baixa ou alta, têm como função iluminar o caminho de um veículo. Geralmente utilizados à noite, o farol baixo é o mais indicado para boa iluminação das vias percorridas, sem causar irritação aos olhos de outros condutores ou pedestres. O uso do farol alto, geralmente é indicado para vias sem nenhuma iluminação e/ou situações emergenciais, como alertar motoristas sobre sua presença ou sobre a presença de obstáculos no sentido contrário.

Os proprietários que tem carros que foram comprados zero quilômetro na concessionária, e que sempre estão trocando seu veículo por um novo, constantemente, talvez não parem para pensar nos faróis e lanternas. Mas os que têm carros um pouquinho mais velhos devem ficar atentos e tomar alguns cuidados e medidas são importantes para que eles funcionem bem.

O farol baixo é obrigatório do pôr do sol ao amanhecer! Mesmo dentro da cidade! A mania que muitos têm de ficar andando pela cidade apenas com a lanterna acesa é errada, proibida por lei e muito perigosa! Vamos atentar a isso! Usando apenas a lanterna, os outros carros não nos verão, só farão isso quando estiverem bem perto… aí pode ser tarde demais.

Nas estradas, hoje já não é mais obrigatório ligarmos os faróis baixos durante o dia, mas muitos continuam fazendo isso. É bom para que os outros nos vejam, especialmente em estradas de mão dupla, onde ficamos quase de frente com os que vêm do sentido contrário. E nada de farol alto quando vier alguém do sentido contrário! Quando viajamos pelas estradas brasileiras de noite, percebemos uma atitude um tanto egoísta de muitos motoristas, que é manter o farol alto o tempo todo. Eles o acendem quando estão sozinhos na estrada, aí sentem certa preguiça de desativar o mesmo quando nós cruzamos com eles. Fazer isso é muito perigoso, pois a pessoa que vêm no sentido contrário pode ter seus olhos ofuscados a ponto de perder o controle do carro e vir para cima da gente. Todos saem perdendo.

Nos carros que possuem faróis de neblina, geralmente os motoristas “gostam” de andar com eles acesos. Mas, para efeitos de iluminação das ruas, o farol de neblina é inútil. Ele é feito para ser usado na neblina, como seu nome diz, passando por baixo dela e ajudando o motorista a não iluminar a própria neblina e se ofuscar. Quando não estamos com neblina naquele ambiente, o farol de neblina não serve para muita coisa. Não alerta os motoristas que vêm no sentido contrário e não ilumina as placas, etc. Outra coisa: não confundam farol de neblina com farol de milha. Faróis de milha são aqueles geralmente redondos, que tem a função de ser um farol alto de maior alcance. Tipo aqueles instalados no para-choque dos Fuscas.

Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência. Essa dica é óbvia! Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas às vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência. E com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vêm de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo.

Entendido? Agora, mais do que nunca, cuide bem dos seus faróis!