Dicas, Geral, Mercado automotivo

A despedida da Kombi em grande estilo.

A Kombi ganha voz e declara seus últimos desejos em vídeo.

 

Versatilidade: de veículo de carga a transporte dos mais variados produtos e com pinturas das mais diferentes formas divertidas.
Versatilidade: de veículo de carga a transporte dos mais variados produtos e com pinturas das mais diferentes formas divertidas.

Está chegando a hora do adeus. O fim da produção da Kombi, da Volkswagen, continua causando comoção. E para celebrar esses anos dourados a VW preparou um vídeo com um pouco de sua história, ou melhor, com “Os últimos desejos da Kombi”, em uma homenagem ao “deslançamento” do modelo. Com muita tristeza, através de relatos de muitos consumidores recebidos pela empresa, a Volkswagen descontinuará no fim deste mês sua produção… Contudo, se despede em grande estilo.

O vídeo lançado é a última campanha da VW para o encerramento da produção da perua. Criada na década de 1940 e fabricada no Brasil durante 56 anos, a Kombi era o veículo mais antigo em produção no mundo. No vídeo, a velha senhora brinca com a própria longevidade: “não seja indiscreto de calcular a minha idade”, pede. Também no vídeo, a Kombi realiza seu último desejo de presentear pessoas importantes que contaram suas histórias com os veículos, e se despede dos consumidores com um discurso emocionado e divertido, enquanto viaja de volta para “casa”, a fábrica na Alemanha onde foi criada.

Ela foi o veículo mais vendido em sua categoria, mas precisou sair de linha por não ter estrutura para receber airbag e freio ABS.  Por questões de legislação, a Kombi deixará de circular. Para se adequar às exigências de segurança a Kombi deixaria de ter o seu maior atrativo: um carro econômico, versátil e extremamente barato. Outra curiosidade do vídeo é a atriz escolhida para interpretar o veículo. A narrativa é de Maria Alice Vergueiro, conhecida nas redes sociais pelo vídeo “Tapa na pantera”. Ela narra a história da perua desde o início da produção, em 1950, e conta histórias envolvendo clientes, como a brasileira Mirian Maia, que nasceu dentro de uma Kombi, e o designer americano Bob Hieronimous. Ele pintou um exemplar que virou símbolo do festival de Woodstock.

O vídeo foi produzido por iniciativa da AlmapBBDO, agência de publicidade que realizou toda a campanha de despedida da Kombi. Muitas das campanhas lideradas pela agência vão parar em mídias internacionais. A AlmappBBDO se mantém entre as mais premiadas do mundo desde 1998.

A Kombi foi um dos carros mais bem sucedidos da história, assim como um dos carros mais conhecidos em qualquer parte do planeta. Teve grande sucesso como seu parente, o também famoso, Fusca. Podemos classificar a Kombi como um dos carros mais simples e funcionais criados pelo homem. Sem nada de ousado, luxo ou exclusividade, um verdadeiro contêiner de rodas!

Tudo que é bom chega ao fim, diz o velho ditado. A Kombi sai, mas as lembranças ficam, com muita história, detalhes e informações bem bacanas. Seu primeiro exemplar nasceu em 1957 e em dezembro de 2013, a Volkswagen veio a público para notificar que não produziria mais esse veículo.

Parabéns Kombi! Pelos seus longos anos de estrada!