Dicas, Geral

Dicas e princípios da direção defensiva

Direção defensiva

Tenha sempre em mente a busca por recomendações que previne situações perigosas no trânsito

 

Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.
Posicione seus retrovisores de forma mais aberta possível para aumentar o ângulo de visão e diminuir os pontos cegos.

Dirigir defensivamente é o ato de conduzir o veículo de modo seguro, para evitar qualquer tipo de acidente. Além dos procedimentos fundamentais para realizar uma viagem segura, como respeitar a sinalização e os limites de velocidade, utilizar cinto de segurança nos bancos dianteiros e traseiros, transportar crianças em dispositivos adequados, outras dicas são importantes para a prevenção de acidentes nas rodovias.

Esse tipo de direção tem como principal finalidade mostrar que além de você, existem outros condutores e pedestres, portanto lembre-se: dirigir defensivamente consiste em estar atento com você e com os outros ao seu redor, antecipando-se a atos inseguros próprios e principalmente de terceiros.

Vale sempre lembrar que dirigir é um ato que exige um alto nível de comprometimento e responsabilidade. Além da habilidade básica de dirigir o veículo, controlando pedais, marchas e sinalizadores, é preciso adotar uma postura consciente para evitar acidentes, observando as regras de segurança, tanto para si quanto para os outros.

A expressão “direção defensiva” ou “direção segura” ganhou destaque na mídia por causa das altas taxas de acidentes de trânsito no Brasil. Isso fez com que em 2004 o governo tornasse obrigatório o curso de direção defensiva para todos os motoristas que queiram tirar ou renovar a carteira de habilitação. Esse conceito diz respeito a um conjunto de medidas e a uma atitude do motorista que tem como objetivo evitar acidentes, levando em conta também erros de outros motoristas e pedestres, assim como reações adversas, como, por exemplo, mudanças bruscas no tempo.

 

Listamos abaixo algumas dicas importantes de direção defensiva:

– Regras do trânsito: o conhecimento é um dos pilares da direção consciente. Não basta apenas saber as regras do local onde você transita, mas também as condições de seu veículo e o próprio trajeto.

– Sempre atento: muitos acidentes acontecem porque a capacidade de atenção do motorista estava comprometida, seja pelo consumo de álcool, seja porque a pessoa estava falando ao celular, mexendo no sistema de som do carro ou simplesmente muito envolvida em uma conversa.

– Tenha o hábito de prevenir imprevistos: um bom exemplo disso é quando você passa por uma vizinhança cheia de casas e nota que um grupo de crianças joga bola no terreno ao lado da rua. Faz parte da direção defensiva prever que a bola pode escapar para a rua e uma criança pode vir correndo atrás. Neste caso, o melhor é diminuir a velocidade e redobrar a atenção.

– Habilidade ao manobrar e dirigir o carro: saiba ultrapassar, sinalizar, mudar de marcha, diminuir e acelerar o veículo e manter o carro seguro em terrenos inclinados como rampas, viadutos e ladeiras.

– Poder de decisão: esteja pronto para fazer escolhas difíceis e manobras que sejam necessárias a uma determinada situação, com o objetivo de evitar acidentes ou minimizar danos.

 

Vamos lá! Abrace essas ideias! Segurança para todos!