Dicas, Geral

12 Dicas Para Economizar Combustível

12 Dicas Para Economizar Combustível

Dica n°1- Pare de Esticar as Marchas: Troque as marchas na hora certa, tente andar com a rotação do motor o mais baixo possível. Carro que anda com giro muito alto tem um consumo excessivo de combustível.

Dica n°2- Evite arrancadas bruscas: Para quem gosta de arrancar no semáforo com tudo tem aumento no consumo de combustível. Por isto procure acelerar o carro progressivamente, para que ele ganhe velocidade de forma natural.

Dica n°3- Revise seu carro: Esta é uma dica mais que obvia. Os carros de hoje ainda não possuem a capacidade de rodar muitos quilômetros sem que se faça uma manutenção. Os componentes dos automóveis sofrem desgastes com o influenciam muito no consumo do carro.

Dica n°4- Posto de combustível: A escolha do posto de combustível também é muito importante, pois muitos postos já foram flagrados com esquemas de adulteração de bombas de abastecimento, que fornecem menos combustível correto.

Dica n°5- Gasolina aditivada e Filtro de Combustível: Se você tem condições de abastecer com uma gasolina de maior qualidade, isto te trará um ganho maior no rendimento do motor. Mas não adianta colocar a melhor gasolina do mundo se o filtro de combustível ruim.  A troca do filtro é de extrema importância e afeta diretamente consumo.

Dica n°6- Filtro de Ar: O filtro de ar em péssimas condições dificulta a passagem de ar para o motor alterando o funcionamento do seu carro e fazendo com que ele “beba” muito.

Dica n°7- Velocidades altas: Respeite a velocidade máxima do seu carro, tente sempre que possível andar em velocidades abaixo de 120 km/h, pois isto faz uma diferença incrível no gasto de combustível.

Dica n°8- Freio a motor (redução): Se seu carro utiliza o sistema de injeção de combustível, sempre que possível utilizar o freio a motor (reduzir utilizando a caixa de marchas). Os carros com injeção eletrônica possuem um sistema chamado Cut-off, que nada mais é que o corte da injeção de combustível quando se esta reduzindo o carro. Isto faz muita diferença na hora de verificar o consumo.

Dica n°9- Calibragem de Pneus: A calibragem de pneus deve ser feita uma vez por semana. Quando o Pneu não está no calibre correto o motor gasta mais combustível para movimentar o carro.

 

Veja também:

DÚVIDA: VOCÊ SABE QUANDO CALIBRAR OS PNEUS?

QUAL O MOMENTO CERTO PARA SUBSTITUIR SEU PNEU?

 

Dica n°10- Ar Condicionado e outros Consumidores Elétricos: Quando você liga o ar condicionando do seu carro, o compressor do ar cria uma resistência maior para a rotação do motor, fazendo com que o motor necessite de mais energia para manter o funcionamento correto do mesmo. Mas isto não acontece somente quando ligamos o ar, quando ligamos o farol, o farol de milha, módulo de som ou qualquer outro consumidor elétrico o resultado é bem parecido com o do ar condicionado. Pois quando acionamos estes componentes exigimos que o alternador gere mais energia, que por sua vez exige mais energia do motor, e tudo que faz o motor trabalhar com mais força, aumenta o consumo de combustível.

Dica n°11- Vazamento de combustível: É Bem comum alguns carros ficarem com cheiro de gasolina. Se o seu está assim, procure seu mecânico para fazer um diagnostico de onde este vazamento está ocorrendo.

Dica n°12- Peças de Qualidade: Ao fazer uma revisão verifique se as peças que estão sendo utilizadas são de alta qualidade (principalmente no sistema de injeção eletrônica). Peças paralelas podem alterar muito o consumo do seu automóvel, mesmo obtendo um funcionamento aparentemente normal. Sempre que for dar uma manutenção no seu carro opte por peças originais.

 

Veja mais:

ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE CÂMBIO AUTOMÁTICO X CÂMBIO AUTOMATIZADO!

SAIBAM QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0.