Dicas, Geral, Peças

07 dicas para manter o bom funcionamento do seu carro

No dia a dia, com toda a correria e uma rotina, quase sempre sem espaços, acaba-se esquecendo algumas coisas como: Fazer revisões periódicas no carro. Mesmo que não seja por motivos de viagem, apenas para manter o bom funcionamento do veículo, mesmo. Porém, este esquecimento pode trazer consequências bem complicadas e caras para o bolso. É sempre melhor prevenir com cuidado do que remediar com grandes preocupações. Sendo assim, preparamos algumas dicas que não podem deixar de estar fora do seu radar com mais frequência. Além de se sentir confiante com o seguro do seu carro, você precisa estar atento a alguns detalhes.

 

Claro que não precisa se preocupar todos os dias, mas uma vez por mês é sempre bom atentar para: calibragem de pneus, revisões expressas, troca de óleo e filtro, Pane seca, pastilhas de freio, fluídos e águas.

 

Calibragem dos Pneus: Um pneu bem calibrado ajuda e muito na segurança. Para saber qual é a calibragem correta do seu pneu é preciso olhar no manual do carro na parte dos pneus. Contudo, se você não tiver mais o manual, essa informação pode ser encontrada em alguns lugares no veículo, como a portinha de abastecimento de combustível. Mas, normalmente, para os carros mais comuns a calibragem correta vai de 28 a 30 bar / psi. Outro ponto importante é: Calibre seus pneus sempre pela manhã, quando eles ainda estiverem frios. Com o aquecimento dos pneus, as partículas se precipitam e, às vezes, ao invés de entrar o ar pode sair.

 

Revisões expressas: As revisões expressas são aquelas feitas em apenas uma hora. Normalmente, as montadoras oferecem os serviços, contudo, diante da importância para a saúde do veículo, algumas oficinas particulares já oferecem o serviço. Nestas revisões são analisados os seguintes pontos: revisão de 10, 20 e 30 mil Km, troca de óleo e filtro, troca de pastilhas de freio ou retífica dos discos, troca de pneus (caso necessário), alinhamento e balanceamento, troca de lâmpadas, troca das palhetas dos limpadores, troca de bateria (caso necessário) e substituição do sistema de escapamento, caso seja preciso.

 

Troca de Óleo e filtro: Caso você não queira fazer a revisão expressa, mas goste de manter o cuidado com o seu veículo, um ponto que deve sempre ser observado é a troca de óleo e filtro do carro. O óleo sujo pode prejudicar e muito o bom funcionamento do motor. No canto esquerdo do vidro do carro, bem acima do volante (para você se situar melhor) tem um adesivo com a data da última troca e a data recomendada para a próxima. Mantenha a atenção a estas marcas e quando for trocar, procure sempre um mecânico de confiança e analise qual é o melhor óleo para o seu carro.

 

Pane Seca: Quem nunca teve aquela ideia de só abastecer o carro quando ele está na reserva? Esperar mais um pouquinho que ele sempre aguenta, não é? Primeiro, isso é péssimo para o bom funcionamento do seu veículo e pode trazer danos irreversíveis ao motor, com o tempo. Quando o carro roda com pouco combustível, além de sobrecarregar o sistema de alimentação a bomba de combustível pode ser afetada, e o conserto não vai sair tão barato, quanto abastecer. Além disso, se o acabar a gasolina no meio de uma via pública, a multa pode ser uma grave consequência. Portanto, atenção ao painel do carro. Não custa nada dar uma paradinha no posto.

 

Pastilhas de freio: Você é daqueles que adora pisar no freio desnecessariamente ou arrancar o carro com frequência? Saiba que estes costumes podem diminuir a vida útil das pastilhas de freio. Quando saber a hora certa de trocar? É preciso sempre ficar atento às manutenções periódicas, mas quando você estiver dirigindo e sentir que o carro demora mais para frear ou quando sentir diferença no pedal, pode ser a hora de procurar um mecânico para trocar. Para garantir maior vida é sempre importante não frear bruscamente, evitar trafegar por estradas não pavimentadas, não transitar com peso acima do permitido pelo veículo e fazer a manutenção periódica.

 

Fluídos e águas: Quem se preocupa com fluídos e água do carro? Saiba que eles são extremamente importantes. Fluídos de freio, água da bateria (se a bateria do carro for de água), água para lavar para-brisa dianteiro e traseiro, reservatório de água…enfim, uma série de armazenamentos que precisam estar sempre na lembrança. Sempre que for no posto, peça para olhar o nível de água. A cada mês passe naquele seu mecânico de confiança e confira se todos os fluidos estão “ok”. Isso já vai ser ótimo!

 

Troca de palhetas: Choveu! Só assim que você vai lembrar que a palheta do seu carro não está funcionando muito bem. Pois saiba que ela tem uma vida útil e que pior ainda: se estiver gasta, você pode ganhar uma bela multa. Por isso, a cada seis meses, realize a troca das suas palhetas traseiras e dianteiras. Além de ser um item de segurança, garante que você não se prejudique no trânsito por aí.

Com essas dicas você vai transitar com mais qualidade, segurança e confiança. Além disso, não esqueça de ir em busca de um mecânico de confiança, caso ainda não tenha .