Dicas, Geral, Mercado automotivo

05 dicas para ajudar na venda do seu carro

05 dicas que vão auxiliar o vendedor na hora de negociar seu carro.

Quer vender seu carro mas não sabe como começar? Confira cinco dicas importantes na hora de negociar seu veículo.

05 dicas que vão auxiliar o vendedor na hora de negociar seu carro.
05 dicas que vão auxiliar o vendedor na hora de negociar seu carro.

Muitos motoristas tem dúvidas na hora de vender seu veículo. Afinal, onde anunciar? como fazer? Segundo uma pesquisa promovida pelo Mercado Livre, cerca de 96% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar um veículo. Pesquisam sobre a marca, preços e oportunidades.

A internet é um meio primordial para anunciar seu veículo. Seguem as dicas:

 

01 – Revisão

Faça uma revisão no carro antes de vender. Troque alguns ítens fundamentais caso estejam avariados. É importante descrever por completo como o atual motorista usa o carro. Usa na cidade? viaja muito? Essa informação é importante para adequar ao perfil do próximo motorista.

Informe também sobre arranhões e possíveis amassados. A relação precisa ser, sempre, transparente.

 

02 – Capriche nas fotos

Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa máxima serve – e muito – quando o assunto é vender e anunciar veículo. Boas fotos são importantes.

Uma foto com cerca de 800 pixels já é o bastante. Use uma câmera semiprofissional, com zoom óptico (e não digital, que “pixaliza” as imagens) e flash, se necessário. Tire uma foto dos detalhes do veículo, como painel ou banco de couro, se o carro tiver.

Em um anúncio efetivo, 8 fotos são suficientes para mostrar todos os atributos positivos do carro.

 

03 – Valores

Não adianta colocar boas fotos e cobrar um valor abusivo pelo carro. O ideal é seguir a tabela Fipe, que indica uma média de valores para cada marca e modelo.

Após a primeira ligação de algum interessado, procure negociar. Às vezes vale a pena ganhar um pouco menos e vender com mais rapidez, dependendo da necessidade.

 

04 – Publicar o anúncio e rede de contatos

Agora chegou a hora de publicar seu anúncio. Procure sites de classificados na web e invista em anúncios completos e objetivos. Mantenha sempre em mãos os documentos do veículo para tirar dúvidas de quem for entrar em contato.

Você pode anunciar, também, nas redes sociais. Facebook e Twitter são as mais indicadas. Pode-se fazer um e-mail e passar para os amigos mais próximos, oferecendo vantagens e credibilidade na negociação.

 

05 – Cumpra o acordado

Evite adiar a entrega do carro. A transferência foi feita, caiu o dinheiro na conta então é hora de entregar o veículo. Mantenha sempre clareza na negociação e, qualquer imprevisto, avise o futuro dono do carro. Qualquer relação comercial precisa ser respaldada de formalidade e transparência.