Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Volkswagen

Volkswagen retoma sua produção de forma gradativa, na quarentena

Volkswagen retoma produção no Brasil, Argentina e Europa, de forma gradual, mesmo na quarentena. Entenda o impacto permanente da Covid-19 no setor.

A Volkswagen parou. As montadoras pararam suas produções. A indústria automotiva parou. Por um lado como forma de proteger todos os funcionários e por outro lado por causa de um novo vírus que silenciou ruas, avenidas, cidades, países e todo o mercado econômico.

Impacto permanente da Covid-19 nas fábricas de carros

Crises? O setor automotivo passou por muitas crises, e soube retomar. Hoje, a crise tem um novo nome: Covid-19. Como será a volta à rotina em uma fábrica de carros durante e/ou depois da pandemia do novo coronavírus? Com a disseminação do novo vírus no Brasil e no mundo, os dirigentes da indústria automobilística começaram a perceber que, no retorno ao trabalho, as fábricas não poderiam ser as mesmas. Soluções rápidas foram impostas para tornar o local de trabalho mais resistente à propagação do vírus. As fábricas se planejaram para adotar medidas de prevenção para a saúde dos funcionários, o mesmo para os escritórios e outras áreas administrativas. Compraram máscaras para os funcionários e também termógrafos para medir a temperatura do pessoal nas trocas de turnos.

As atividades industriais começaram em ritmo ainda lento, como forma de readequar os processos produtivos com novas ações de distanciamento, novas rotinas e roteiros pré-determinados. Nenhuma outra crise afetou tanto a indústria automobilística. Para piorar, essa veio no momento em que o setor estava em pleno processo de adaptação ao avanço tecnológico dos veículos, com a expansão de vendas de carros elétricos e o desenvolvimento de veículos autônomos. A pandemia vai retardar esse processo, infelizmente. Mas, por outro lado, vai acelerar a transformação da forma de vender carros.

Volkswagen retoma produção na América do Sul

O mercado automotivo recupera seus sinais vitais, aos poucos, mesmo na quarentena, que segue em vigor em boa parte do país e no mundo. A Volkswagen é a primeira das grandes fabricantes a retomar a produção no Brasil, e iniciou os trabalhos na fábrica de caminhões e ônibus, em Resende (RJ).

A produção começou com uma quantidade reduzida de funcionários nesta segunda-feira (27), com foco total nos novos cuidados para impedir o contágio do coronavírus. Funcionários e colaboradores receberam máscaras e treinamento para usar o álcool gel. Marcações no chão destacam a distância obrigatória de dois metros entre eles. Há checagem de temperatura e restrição na ocupação de restaurantes e ônibus fretados, respeitando as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde.

O presidente argentino autorizou a volta da indústria, incluindo a automotiva, também em meio a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a volta automotiva está condicionada a seguir medidas sanitárias. Desta forma, a Volkswagen também decidiu antecipar a volta de sua fábrica em Córdoba.

Retomada da Volkswagen na Europa

O Grupo Volkswagen, dono das marcas Skoda, Audi, Bentley, Porsche e Seat, está reiniciando a produção em Portugal, Espanha, Rússia, África do Sul e República Tcheca nesta semana. Também nesta segunda-feira (27), a Volkswagen retomou a produção em sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha. A Alemanha facilitou as regras de paralização, e as montadoras estão confiantes no controle e combate ao novo coronavírus para retomar o trabalho na economia alemã e na Europa. Segundo a Volkswagen, em Wolfsburg, serão produzidos 1.400 carros, seguidos por 6 mil em 15 dias.

Leia mais:
Quarentena do coronavírus: saiba mais duas dicas importantes de cuidados com o carro parado na garagem
5 dicas para cuidar do seu carro na quarentena do coronavírus
Indústria de carros na China volta a produzir
Acesse nossa loja virtual