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Volkswagen Nivus: conheça o novo SUV da marca alemã ao estilo cupê compacto

Volkswagen Nivus, o novo SUV ao estilo cupê

O Volkswagen Nivus tem uma grande importância para a marca alemã. Os detalhes do carro traz soluções inéditas e disputará mercado com os próprios irmãos.

A cereja do bolo chegou. A Volkswagen está de parabéns pelo grande desafio! Cumpriu seu planejamento em 2020, e lançou no mercado um carro importante e inédito em meio a pandemia do novo coronavírus.

Em um momento em que a compra de um carro passa a ser uma decisão secundária, os executivos da Volkswagen estiveram atentos a um novo cenário. Significa que trabalharam muito bem no entendimento dos novos desafios a serem superados após a pandemia, concebendo novos modelos de negócio, com condições diferenciadas de pagamento para atrair os compradores. A Volkswagen foi ousada e cautelosa. Manteve a calma e preferiu analisar com distinta postura os concorrentes para só depois investir em uma nova categoria, que deverá ser seguido por muitas marcas.

Muito prazer, eu sou o novo Volkswagen Nivus!

O novo Volkswagen Nivus é um crossover interessante e diferenciado sob diversos aspectos. Este foi o lançamento mais importante da empresa no ano de 2020. Além de sua importância para a VW, o Nivus inaugurou um segmento até então inexistente no país: o dos SUVs cupês compactos.

O Nivus é a grande aposta da Volkswagen para o mercado brasileiro e sua receita de fato deve ser muito competitiva uma vez que, projetado inteiramente no Brasil, o modelo ganhou até mesmo ares internacionais e também será produzido na Europa. O Nivus certamente abre as portas para uma tendência que crescerá cada vez mais nos mercados globais. Estamos falando de crossovers notadamente destinados ao uso urbano, caprichando no design, nível de tecnologia e mantendo o aspecto robusto que faz tanto sucesso entre os SUVs.

Além de complementar a linha de crossover da Volkswagen, o Nivus mostra a versatilidade da plataforma MQB-A0, uma versão mais barata da MQB do Golf e usada por Polo, Virtus e T-Cross. Isso nós podemos notar pelas medidas do carro, que tem 2,56 metros de entre-eixos, o mesmo que o Polo, mas mede 4,26 m de comprimento, mais do que o T-Cross e seus 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos – o mesmo do Virtus.

Apesar de menor e possivelmente mais barato que o irmão T-Cross, o Nivus possui itens exclusivos em relação ao SUV. Com toda a altivez de cupê, o Nivus é o primeiro a receber inédita central multimídia com tela de 10,1 polegadas, desenvolvida totalmente no Brasil, a mais pura personalização do que está sendo exibido no display de acordo ao gosto do usuário. A central multimídia VW Play permite acessar a internet, baixar aplicativos, e possui conectividade com sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio. De acordo com o executivo, será a “mais rápida e com a melhor qualidade de tela do Brasil”.

O Nivus foi lançado com apenas uma motorização. Trata-se do conhecido 1.0 turbo da família TSI, que já equipa Polo, Virtus e T-Cross. São 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina. O torque máximo é de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis. E também apenas um tipo de transmissão, no caso a automática de seis marchas.

Uma surpresa está no volume do porta malas, 415 litros, e destaque para as saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros. Grades maiores, similares às do T-Cross, e faróis com assinatura em led e luzes de neblina pentagonais nas pontas. Nas laterais, uma moldura preta que se alonga por toda extremidade do carro, desde o para-choque dianteiro até o traseiro. E na traseira, destaque também para a lanterna composta por uma única peça na horizontal parecida com a do VW T-Cross. Outra novidade: é o primeiro modelo da VW com fabricação nacional a ter piloto automático adaptativo, que agrega alerta sonoro e alerta de colisão frontal e frenagem autônoma emergencial.

O câmbio do Nivus sofreu ajustes para se tornar ainda mais suave, e evitar trancos nas fases iniciais de aceleração, especialmente em fase fria do motor, em 1ª e 2ª. Outra exclusividade mecânica do Nivus é o ajuste de suspensão, mais macia que a do T-Cross. Como os pneus e rodas são do mesmo diâmetro do SUV, o Nivus é mais competente no isolamento das irregularidades do piso. Esse ajuste mais macio é possível também pela centro de gravidade mais baixo da carroceria, o que permite usar um ajuste de suspensão mais focado no conforto, sem comprometer o comportamento dinâmico e a segurança. O interior é quase o mesmo do Polo, mas tem aparência mais sofisticada. O volante é o mesmo do ID.3 (novo carro elétrico da VW Europa), e a faixa central decorativa é em preto brilhante.

Por fim, será muito interessante constatar a reação do público frente ao Nivus. Como público principal, são pessoas mais jovens, conectadas, exigentes, ousadas e tecnológicas. Será que o Nivus vai retirar parte das vendas do irmão T-Cross? Ele será capaz de atrair clientes de outros segmentos? Ele se mostrará uma alternativa mais interessante aos atuais SUVs compactos do mercado? Não só a gente, como muitas outras fabricantes certamente estarão de olho nessas respostas.

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