Dicas, Geral, Mercado automotivo

Você conhece a história do Kart?

kart, um brinquedo que iria mudar a história do automobilismo brasileiro.

 

Os primeiros karts no Brasil, os pilotos quase deitados.
Os primeiros karts no Brasil, os pilotos quase deitados.

E aí? Você curte Kart? Quase todo menino adora o Kart e não é tão difícil compreender por que. O Kart é o esporte ideal para quem gosta de velocidade. Ele é um tipo de esporte automobilístico, só que com algumas modificações. O veículo do Kart é simples, tem quatro rodas e um motor que tanto pode ser de dois ou quatro tempos. O carro do Kart tem peso que varia de 70 a 150 quilos dependendo do modelo que escolher. São carros simples e sem quase nenhum conforto, já que o Kart foi desenhado e projetado para a diversão e para servir como um hobby.

Geralmente, o Kart é a porta de entrada para os jovens que gostam da velocidade e que querem seguir carreira no esporte. Todo o piloto de Fórmula 1 começou a carreira correndo de Kart; é como se fosse uma escola onde ele aprende tudo o que precisa para ingressar nas outras categorias.

O primeiro Kart foi construído em Los Angeles em 1956, bem depois da segunda guerra mundial, com motor de aparador de grama. Foi logo um sucesso e em 1957, em Pasadena, Estados Unidos, aconteceu à primeira corrida de kart. Ele foi inicialmente projetado por pilotos de aviões que queriam um esporte interessante para praticar durante a folga. Depois disso, o Kart se espalhou pelo mundo inteiro.

No Brasil, o Kart começou a ser praticado nos anos 60 e ficou definitivamente famoso em uma corrida chamada de 500 Milhas de Kart Granja Vianna. Era uma disputa de 12 horas de prova. A idade mínima para começar no Kart é com seis anos de idade, a partir daí, o corredor é separado por categoria conforme a idade. Não há limite de idade para permanecer no Kart, mas a maior parte dos jovens que praticam o Kart logo querem um desafio maior a ser superado. Para praticá-lo são necessários roupas e acessórios especiais de proteção como macacão, luvas e capacete. Não temos dúvidas que o Kart é um esporte que atrai muitas crianças e jovens, já que eles vivem sedentos pela velocidade e tem a possibilidade de descobrirem mais do que um hobby, uma diversão que pode se tornar uma profissão futura, afinal grandes pilotos como Ayrton Senna começaram a sua carreira no Kart.

Os primeiros modelos eram muito diferentes dos atuais, os pilotos dirigiam quase deitados. Os chassis construídos na época eram inspirados nos modelos americanos, mais apropriados para provas de longa duração. Só após a inauguração do Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, os chassis passaram a seguir o padrão europeu, com uma menor distância entre eixos, o que fazia com que os pilotos não ficassem mais tão deitados.

O Brasil conta com 26 kartódromos homologados pela CBA para provas oficiais, fator que os credencia a ser sede dos grandes eventos nacionais como Campeonato Brasileiro de Kart, Copa Brasil de Kart e Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.