Auto Peças Molina, Dicas, Documentos, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Multas

Trânsito: Senado aprova mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

O novo Código de Trânsito Brasileiro foi aprovado em 22 de setembro na Câmara dos Deputados e enviado à sanção. Após sanção, lei vigorará em 180 dias.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sendo modificado e muitas mudanças para os motoristas vem por aí. Após passar pela análise do Senado e da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3.267/2019, foi aprovado em 22 de setembro.

Diversas mudanças na lei de trânsito foram aprovadas pelo Congresso e seguiram para a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro. Dentre as alterações estão a ampliação de 20 para até 40 pontos do limite para a suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e o aumento da validade do documento para até 10 anos.

Desde que foi apresentado pelo próprio presidente, há pouco mais de um ano, o texto passou por diversas mudanças na Câmara e no Senado. Bolsonaro tem direito de vetar um ou mais itens. O texto prevê que as novas regras entram em vigor 180 dias após serem publicadas no “Diário Oficial da União”, ou seja, após a sanção.

Novas regras aprovadas no Código de Trânsito Brasileiro

Entre as mudanças aprovadas no Congresso estão:

  • Aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro;
  • Regras para a circulação de motocicletas entre os veículos quando o trânsito estiver parado ou lento.

Por outro lado, existe uma série de regras acrescentadas pelos congressistas que têm chances de veto presidencial, como aumento na burocracia ou endurecimento de punição a condutores. Um exemplo é o fim da pena alternativa para condutores embriagados que matarem no trânsito.

O presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que sancionaria o novo Código de Trânsito Brasileiro nesta terça-feira (6.out.2020) ao lado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Vamos acompanhar e aguardar por novas informações. Veja o infográfico abaixo:

 

Mudanças no Código de Trânsito aprovadas pelo Congresso. (Foto divulgação / Fonte-Arte G1 / Infográfico de 23/09/2020).

 

Leia mais:
Outubro Rosa: a conscientização que salva vidas!
Setembro é o mês da mobilidade urbana: um novo olhar em 2020!
Mulher no volante, sem perigo constante!
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.