Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Tecnologia, Tesla

Tesla lança estação de recarga “versão 3” para seus carros elétricos

Tesla apresenta nova estação de recarga capaz de carregar carros elétricos em 15 minutos; entenda.

Tesla e suas atualizações tecnológicas! Uma empresa que respira energia limpa, especialista em carros autônomos elétricos e que desafia pilares da indústria automotiva.

Semana passada, a Tesla revelou detalhes da nova geração de super carregadores para seus carros elétricos, ou melhor, a terceira geração de sua estação de recarga Supercharger, os V3. A novidade promete recarga ainda mais rápida para os veículos da marca.

O novo modelo V3 é capaz de carregar um Model 3 Long Range a picos de até 250kW. Além de possuir uma nova arquitetura, a nova geração de carregadores, segundo a montadora, em apenas 5 minutos, será possível obter 120 km de autonomia. Com melhorias técnicas para a nova versão, a companhia prevê que o carregamento quase completo poderá ser feito em 15 minutos. Ou seja, a inovação deve diminuir pela metade o tempo médio de espera por uma recarga.

É um avanço bem considerável em relação à versão anterior, o que foi possível a partir de aprimoramentos e correções sobre o V2. Oposto do modelo atual, as novas estações de recarga não irão mais dividir a força entre os carros presentes, era o chamado “corte de energia”. Agora, mesmo que todas as estações estejam em uso, cada uma delas vai funcionar sempre em sua capacidade máxima. Além disso, as estações V3 possuem um novo sistema de refrigeração a líquido e um cabo mais leve e flexível que os carregadores V2. Portanto, todos os pontos terão força máxima sempre. E aproveitando o anúncio, a Tesla também informou que o Supercharger V2 receberá uma melhoria dentro de algumas semanas: o pico de potência de carga vai saltar dos 120 kW para os 145 kW.

As novas estações terão até 1MW disponível e cada pono terá força total para recarga. (Foto divulgação)

A primeira estação V3 Supercharger está disponível para membros do Tesla’s Early Access Program, ou Programa de Acesso Antecipado, que permite que um pequeno grupo de clientes teste novos produtos e softwares. A novidade será lançada oficialmente nos próximos meses na América do Norte, Europa e Ásia. Inicialmente, o Supercharger V3 está disponível apenas em Fremont, Califórnia, e só é compatível com o Model 3, em caráter experimental.

A Tesla também anunciou um novo recurso chamado Warm-Up Battery On-Route, que automaticamente aquece a bateria para garantir que ela chegue à temperatura ideal para carregar. Segundo a companhia, a solução funcionará quando o GPS estiver guiando o carro para uma estação de recarga, o carro irá pré-aquecer as baterias, e esta ação reduzirá o tempo de recarga em 25%.

Para conhecimento: a primeira estação Supercharger

A primeira estação de recarga foi lançada em setembro de 2012. Atualmente, a companhia tem mais de 12 mil unidades na América do Norte, Europa e Ásia. Segundo a Tesla, mais de 99% da população dos EUA tem acesso aos carregadores, e neste ano de 2019 a Europa terá a mesma cobertura.

Não é à toa, que a Tesla é uma das maiores montadoras dos Estados Unidos, com maior valor de mercado dos últimos tempos, e uma das mais importantes e “polêmicas” (no bom sentido da palavra) do mundo.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉