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Station Wagons: relembre as peruas mais icônicas do Brasil

Sessão nostalgia! Vamos relembrar como as peruas foram o auge dos anos 80 no Brasil e o fim das “Station Wagons”

Queremos falar com você. Você mesmo que passou sua infância, passeando ou viajando dentro de inesquecíveis peruas. As peruas, ou station wagons, como eram chamadas em outros países, tinha um público leal. Seu público: famílias inteiras! Por conta disso, as peruas tinham a vantagem de um enorme porta-malas em relação aos sedãs e outros tipos de veículos, fazendo com que as famílias pudessem realmente ter espaço para colocar tudo e mais alguma coisa, bem como levar todo mundo com o conforto de um automóvel. As famílias queriam ter peruas em suas garagens.😍

Contudo, chegaram ao fim. Esse fim foi representado pelo encerramento da produção da Fiat Weekend, um carro com 23 anos de estrada. E não só por isso, a sua aposentadoria marca o fim da linha da última perua fabricada no Brasil. Ou seja, extinguiu o segmento de peruas no país. Para a legião de fãs desse tipo de veículo, essa notícia já era esperada há alguns anos. E foi uma notícia muito triste, pois, os veículos deste segmento combinavam o espaço interno de um carro familiar com a dirigibilidade mais esportiva que um sedã entregasse.

Bom, voltando à realidade de 2020, desde que o “império dos SUVs” começou no Brasil, lá em 2003, o mercado de peruas nacionais (e importadas) foi caindo a cada ano. Não é de se espantar, afinal, não se trata apenas de um fenômeno nacional. A indústria automotiva acompanhou de perto o aumento na procura por SUVs nos últimos anos. Resultado: se o espaço interno pode ser tão amplo quanto o de algumas peruas – embora em alguns modelos seja até menor – os utilitários esportivos trazem qualidades apreciadas ao público também, como o designer oferecido e principalmente pela posição mais elevada de dirigir.

Agora, vamos à vera! Para os entusiastas de peruas de plantão como você, eis que fizemos uma homenagem, e escolhemos as 10 peruas mais icônicas desse segmento no país. Mas, tem um detalhe: na relação a seguir, entraram produtos nacionais, e apenas 10, ok! Vamos lá!

DKW Universal/Vemaguet

DKW Vemag Universal (Foto divulgação)

Para quem não sabe, o primeiro veículo a ser fabricado no Brasil em larga escala foi uma perua. Sim, uma perua! A DKW-Vemag era montada ainda com peças importadas, mas ainda sim estreava o segmento das peruas no país. A perua da DKW era boa de guiar e apresentava estabilidade inigualável – para a época – e vinha com tração dianteira. O motor era um três-cilindros em linha, de dois-tempos com apenas sete partes móveis, que rendia 44 cavalos. O câmbio era de 4 velocidades e ficava na coluna de direção.

Volkswagen Variant

Volkswagen Variant (Foto divulgação)

Uma perua derivada da Brasília, que por sua vez surgiu do Fusca, e é herdeira (de certo modo) dos compradores da Vemaguet, a Variant foi lançada em 1968. A primeira geração durou quase uma década, até ser aposentada pela sucessora Variant II em 1977. Porém, o modelo mais novo não conseguiu repetir o sucesso do original e acabou perdendo a liderança da categoria para a Ford Belina. Desta forma, saiu de cena, em 1980. A Volkswagen voltou a ter uma perua em 1982, com a Parati.

Ford Belina

Acreditem, a Ford fabricou somente duas station wagons no Brasil, que são a Belina e a Royale. Lembrando que estamos homenageando os produtos nacionais, certo! Lançada em 1970, a Belina foi rapidamente aceita pelo mercado e sempre vendeu bem. Derivada do Corcel, herdava dele o motor 1.3 e a tração dianteira, algo ainda incomum para a época. Já com a cilindrada aumentada para 1.4, chegou à segunda geração em 1977. No ano seguinte, chegou  o propulsor 1.6. Saiu de linha somente em 1991, já com mecânica Volkswagen 1.8 e associada ao Del Rey, mas sem modificações estruturais.

Chevrolet Caravan

Chevrolet Caravan 1980-85 (Foto divulgação)

A nostálgica Chevrolet Caravan deixou saudades para muitos brasileiros. Foi a primeira perua nacional da Chevrolet e também a de maior aceitação mercadológica. Chegou ao mercado em 1976, nada menos que oito anos depois do Opala, do qual é derivada. Os dois modelos conquistaram uma legião de fãs e são, hoje, disputados por colecionadores de carros antigos.

Volkswagen Parati

A Parati faz parte de uma das gamas de veículos de maior sucesso da indústria nacional. A perua derivada do Gol apareceu em 1982 na carroceria de 2 portas, e a partir de 1999 a perua ganhava o mesmo visual da linha Gol e as 4 portas que eram tão requisitadas. Sobre a evolução da Parati, até 1996 com mudanças básicas, e logo apresentaram sua segunda geração, maior e mais arredondada. Ganhou a versão 2.0 e em 1998 surgiu a versão GTI 16V. Outras reestilizações passaram pelo país, chamadas de G3 e G4, sendo encerrada em 2012.

Volkswagen Santana Quantum

A Quantum estreou no Brasil em 1985, cerca de um ano depois do Santana, do qual derivava. Saibam que, a Quantum, foi a única perua nacional da Volkswagen fora do segmento de compactas. Era, digamos, a irmã da Parati! Ela era equipada com motor 1.8, e logo passou a ter opção de 2.0 em 1988. A perua começou a ser comercializada e, desde então, recebeu apenas pequenas intervenções. Até ser descontinuada em 2002.

Chevrolet Omega Suprema

Chevrolet Omega Suprema 1993 (Foto divulgação)

A Chevrolet Omega Suprema era como uma sucessora “espiritual” da Caravan. Nunca teve vendas expressivas e sua carreira foi curta. Foi lançada em 1993, saiu de linha em 1996, dois anos antes do sedã da gama, o Omega. Agora, fica uma pergunta: então, por que a menção? Respondendo… Pelo fato de ter sido a mais sofisticada e luxuosa station wagon na história da indústria automobilística nacional.

Fiat Palio Weekend

Lembram da Panorama e da Elba? Isso mesmo, a Fiat já tinha lá suas peruas compactas da época. Porém, foi só com a Palio Weekend que a marca italiana conseguiu assumir, pela primeira vez, a liderança do segmento, desbancando a Parati. A Fiat não tinha ideia de que estaria criando um novo nicho de mercado. O sucesso foi tanto que a Weekend permaneceu em produção por 23 anos. No fim da carreira, sem o nome Palio, já não enfrentava mais concorrentes diretas, pois era a única station wagon ainda vendida no país. A fabricação foi encerrada no mês passado, dia 27.

Toyota Corolla Fielder

A Toyota Corolla Fielder foi fabricada no país entre 2004 e 2008, sempre com motor 1.8. Foi uma sensação em solo brasileiro, uma vez que, vendeu muitíssimo mais que a Fiat Marea Weekend e a Peugeot 307 SW, suas únicas concorrentes diretas. A Fielder – para os íntimos! – veio como uma versão mais espaçosa do sedã Corolla. Contudo, foi descontinuada no Brasil, prevista pela marca a queda na demanda por peruas.

Renault Mégane Grand Tour

Renault Mégane Grand Tour 1.6 2012 (Foto divulgação)

Sobre o modelo Renault Mégane Grand Tour, nunca se destacou pelo número de emplacamentos. Assim como o irmão Mégane, a Grand Tour podia ser adquirida com motores 1.6 ou 2.0. A partir de 2011, apenas a versão de entrada Dynamique, com o propulsor de menor cilindrada, passou a ser disponibilizada. Apesar disso, o crescimento nas vendas não foi o esperado. Em 2012, sua produção foi interrompida.

É isso. Relembramos as peruas mais legais que já passaram por aqui. Foi preciso escolher apenas dez modelos, portanto, outras tantas peruas ficaram de fora dessa lista. Então nos diga, se você é um admirador de algumas delas, conte para nós! 😉

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