Acessórios, Curiosidades, Dicas, Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Peças, Tecnologia

Som do futuro: sistema de som sem alto-falantes é a nova tecnologia!

A Continental AG é uma empresa alemã, do setor automobilístico, tendo sua influência maior no mercado europeu, com crescimento significativo também nos mercados asiático e americano. Aqui no Brasil, a Continental é conhecida como a empresa fabricante de pneus. Não apenas pneus. Esta marca, tem como referência na indústria automotiva, como a criadora da tecnologia que produz o atual pneu mais seguro do mundo, sendo também fornecedora de equipamentos eletrônicos de várias marcas conceituadas, como a Audi, a Mercedes-Benz e Volkswagen.

Porque explicamos tudo isso? Para melhor entendermos o motivo da empresa estar trabalhando e desenvolvendo um sistema de áudio automotivo que não necessita de caixas de som. Ou seja, a empresa está focada num projeto que promete eliminar por completo os alto-falantes do carro!

A ideia é bem bacana e de uma sacada ímpar! Pois o sistema almeja utilizar partes do carro para a propagação do som, como o painel, colunas, forro do tero e até o encosto dos bancos. Imagina aí: seu carro sendo um transmissor de som com essa nova tecnologia! 💡 😜

Apesar dos poucos detalhes que as mídias vem mostrando, não revelando exatamente o truque usado (porém, sendo o princípio de funcionamento parecido com o dos auto-falantes) cada frequência de som sairia de um lugar específico do veículo, de acordo com o formato e tamanho das peças. A emissão do som seria por atuadores elétricos instalados estrategicamente e reverberados pelas partes da carroceria.

Tudo isso que falamos acima, resume-se na chamada ‘Ac2ated Sound’, a tecnologia que será apresentada durante o Salão de Frankfurt, em setembro. Sem data para a comercialização.

Em pesquisa, especialistas e engenheiros da empresa, afirmam que os equipamentos do projeto podem ser instalados em qualquer veículo, inclusive os básicos. Porém os ganhos seriam especialmente benéficos em carros elétricos, que teriam seu peso drasticamente reduzido só com o fim do sistema convencional de som.

E aí vem a grande vantagem do sistema de som do futuro que é a redução de peso e melhor aproveitamento de espaço. O projeto prevê a eliminação não só dos tradicionais auto-falantes, mas também dezenas e dezenas de metros de fiação e o peso extra gerado por eles. Desta forma, a Continental promete substituir toda “fiação já ultrapassada” por um equipamento de mais ou menos um quilo que ocupa apenas um litro de todo o interior. Um avanço master, se comparado com o volume de mais de 30 litros, cerca de 15 quilos e uns vinte auto-falantes de um sistema convencional premium que muitos usam ou já usaram em seus carros. 😳

Agora, é esperar pra ver!

 
#AutoPeçasMolina é informação! 😉