Acessórios, Aplicativos, Geral

Sistema da Ford impede excesso de velocidade

Quem nunca se distraiu dirigindo em uma rodovia, por exemplo, e não atentou para a velocidade máxima permitida na via quando passou por um radar? Aí você olha para o velocímetro, depois de já ter reduzido, e não faz a menor ideia de em qual velocidade estava quando ultrapassou o aparelho medidor.

 

Ford S-MAX
Ford S-MAX

A Ford desenvolveu um sistema que impossibilita o condutor de trafegar acima da velocidade estabelecida limitando a aceleração do veículo. A novidade estará disponível, por enquanto, apenas no modelo S-MAX, que também possui sistema de detecção de pedestres.

 

O método utilizado para a redução da velocidade consiste na identificação das placas, durante o percurso, por câmeras instaladas no para-brisas. Desta forma, não é preciso acionar o pedal de freio caso o condutor exceda o limite máximo permitido pois o processo se encarrega de adequar a condução do automóvel às regras de determinada via pública.

 

Se o veículo possuir sistema de navegação por GPS, o limitador de velocidade utiliza informações do mapa e trabalha com base nelas.

 

De acordo com a montadora, a utlização, ou não, do sistema fica a critério do condutor que pode desativar o processo e conduzir o carro acionando o pedal de freio quando preciso. Caso aconteça o excesso de velocidade, um aviso sonoro informa o motorista que ele trafega acima do permitido para que ele possa diminuir a pressão sobre o acelerador por conta própria.