Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo

Segurança: a importância do extintor de incêndio veicular

Extintor de incêndio

Usar corretamente o extintor do seu carro previne tragédias de percurso

 

Extintores veiculares (marca Resil). Dica: é bom verificar se o estado está perfeito para uso.
Extintores veiculares (marca Resil). Dica: é bom verificar se o estado está perfeito para uso.

Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas. O extintor é aquele equipamento que todos nós devemos ter no carro e que nunca queremos usar. A prevenção é o melhor método para garantir a segurança, principalmente quando se trata de incêndio. Mas se ele tem que entrar em ação que seja para resolver o problema, certo? Portanto, é bom estar sempre atento ao seu prazo de validade.

Apesar de tentativas para tornar o uso facultativo, o extintor de incêndios é obrigatório desde 1972 pela Resolução nº 410/68 e sobre o Decreto 62.127 de 16 de janeiro de 1968. Veículos novos passaram a trazer o extintor desde 1970. Em 22 de abril de 2004 foi publicada a Resolução nº 157, que determina a substituição dos extintores tipo BC, utilizados até então nos carros, por produtos com o pó ABC, este passou a ser obrigatório desde 1º de janeiro de 2005.

Os extintores automotivos do tipo ABC são mais eficientes. Além de apagar princípios de incêndios de classe B (combustíveis líquidos) como: óleo, gasolina, e álcool, de classe C (materiais elétricos) como: bateria do carro e fiação elétrica, também apaga o fogo em revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, puxadores; eles são chamados de classe A (materiais sólidos combustíveis).

Não é preciso gastar muito tempo nem dinheiro para manter o equipamento em dia Existem dois tipos de extintores de incêndio automotivos. Um tem validade de um ano e é usado em carros fabricados antes de 2004. E o outro tem validade de cinco anos, usado em carros a partir desta data. Verifique sempre que possível todas as informações que estão no próprio equipamento, como a pressão e principalmente a validade. É fácil e pode evitar um problema maior!

É importante lembrar que a não utilização do extintor ABC resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de motorista. O proprietário do carro que não tiver um extintor ou circular com o equipamento descarregado ou fora do prazo de validade está cometendo uma infração grave. Caso algum problema seja verificado, o documento ficará retido e só será liberado depois de regularizado e passado pela vistoria do DETRAN. O proprietário tem prazo de 48 horas para regularizar a situação, conforme orientações do órgão.

Outras duas medidas simples também devem ser tomadas para evitar qualquer incidente. É importante tirar o plástico do extintor quando ele é novo. E também verificar se a trava que o mantém seguro no carro não está enferrujada. Se tiver, é bom passar um lubrificante para que ela não emperre na hora que for preciso. Mesmo com o extintor de incêndio todo regular outra dificuldade é como usá-lo em caso de necessidade. A recomendação dos especialistas é fazer o uso na prática do equipamento, apenas para aprender, mesmo que precise comprar outro depois. É importante, mesmo que seja difícil, manter a calma em uma situação de emergência. Principalmente porque o extintor normalmente não fica bem localizado. Você precisa pegar embaixo do banco do motorista ou do passageiro. Já existe uma dificuldade natural do acesso ao extintor. É preciso destravar e soltar o extintor, tirar o lacre dele e manter o bico focado na base do foco e não em cima do fogo.

Apesar dos avanços tecnológicos e a introdução de novos sistemas de segurança, incêndios em veículos não são raros. O risco está presente em razão do aumento do uso de materiais combustíveis nos veículos, como plásticos, borrachas, conduítes, painéis, bancos, tapetes, puxadores das portas etc. De acordo com o CONTRAN, estes produtos inflamáveis presentes nos carros podem se “ignizar” a partir de um curto-circuito ou falha elétrica e, consequentemente, provocar um princípio de incêndio. Em resumo, não promovem adequadamente a seleção dos materiais. Tão grave quanto isto é o vazamento do combustível através das mangueiras de distribuição do veículo. Em vários acidentes, o corte automático do combustível não é suficiente para evitar a combustão.

 

Veja algumas orientações: 

– Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio;

– Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

 

As providências necessárias são:

– Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros;

– Mantenha a calma e certifique-se que o tanque de combustível normalmente fique bem longe do motor;

– Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula;

– Mantenha o extintor na posição vertical;

– Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo;

– Abra cuidadosamente o capô e lentamente, localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

 

Com a segurança não se brinca! E nossa “Equipe Auto Peças Molina” está à disposição para maiores informações sobre esse produto de grande importância para todos os motoristas. Acesse nosso chat aqui no blog ou através do “facebook.com/autopecasmolina” e saiba mais!