Audi, Auto Peças Molina, BMW, Citroën, Feiras e Exposições, Ford, Geral, Honda, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Mercedes-Benz, Mobilidade, Tecnologia, Toyota, Volkswagen

Salão do Automóvel de Xangai 2021: um show de eletrificação

O Salão do Automóvel de Xangai 2021 está ligado na tomada! O Evento reúne lançamentos elétricos para a China e para o mercado global.

O Salão do Automóvel de Xangai 2021 está com as portas abertas e definitivamente ligado na tomada! O Salão de Xangai é o segundo maior da China. O motorshow abriu suas portas na última quarta-feira (21) e seguirá até o dia 28.

O Salão do Automóvel de Xangai 2021 é o primeiro grande evento de exposição de carros deste ano no mundo.

Salão do Automóvel de Xangai 2021

Após um 2020 marcado pelo cancelamento de eventos por conta da atual pandemia de Covid-19, o evento acontece de forma presencial, indo na contramão da tendência de lançamentos virtuais, e são esperados 1 milhão de visitantes.

Como de costume em grandes eventos de carros, o Salão de Xangai 2021 reuniu as principais montadoras globais e chinesas, que apresentaram novidades para o mercado local e mundial.

Os carros que ganharão o mundo

Com muitas estreias de modelos eletrificados, o Salão do Automóvel de Xangai 2021 é focado no mercado chinês, contudo, reúne também novidades para todo o mundo. Vamos conferir alguns:

Audi A6 E-tron Concept

Previsto para estrear em 2023, o Audi A6 E-tron apareceu em forma de conceito no Salão de Xangai. Ele inaugura uma nova plataforma do Grupo Volkswagen, chamada PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Porsche.

Audi A6 E-tron Concept. (Foto divulgação)

Toyota bZ4X

A sigla é bem estranha, mas esse conceito da Toyota tem origem familiar: o SUV RAV4. O visual futurístico desse conceito elétrico deve passar por algumas alterações até que a versão de produção chegue às lojas, o que está previsto para 2022.

Toyota bZ4X. (Foto divulgação)

BMW iX

O SUV elétrico marca a estreia de uma nova plataforma modular que poderá ser usada em diversos modelos da marca, tanto da linha elétrica i quanto de modelos convencionais. O iX conta com dois motores elétricos, o que rende uma potência próxima de 500 cv. A autonomia, de cerca de 600 km, é outro destaque. O modelo deve iniciar sua produção na segunda metade de 2021.

BMW iX. (Foto divulgação)

Ford Evos

Além do Mustang Mach-E, a Ford levou para o Salão de Xangai 2021, o Evos. O carro é uma mistura de perua, SUV e cupê. O modelo tem como missão substituir o Fusion na América do Norte e o Mondeo na Europa e tem traços que podem ser seguidos por outros modelos da marca.

Ford EVOS. (Foto divulgação)

Mercedes-Benz EQB

Inspirado pelo GLB, esse modelo da linha elétrica da Mercedes tem espaço para sete ocupantes. É o primeiro modelo da marca com essa capacidade. O visual, aos moldes do carro que o inspira, é mais quadrado e a autonomia pode passar dos 400 km por ciclo de carga.

Mercedes-Benz EQB. (Foto divulgação)

Honda SUV e:Prototype

Segundo protótipo daquele que será o próximo elétrico da Honda, o SUV e:Prototype deu as caras em Xangai e se mostra uma versão mais próxima da realidade do que a mostrada no Salão de Pequim do ano passado. Não há ainda detalhes sobre especificações do modelo, mas ele deverá estrear na primeira metade de 2022.

Honda SUV e:Prototype. (Foto divulgação)

Citroën CX-5

Esse carro-conceito foi apresentado recentemente, mas faz sua estreia global no Salão do Automóvel de Xangai 2021. O modelo antecipa as tendências de design da Citroën, como também mostra como será o futuro SUV-cupê médio-grande da marca francesa. O CX-5 aparece em versão híbrida plug-in ë-Confort com potência combinada de 225 cv. O crossover também terá uma configuração puramente a combustão.

Citroën CX-5. (Foto divulgação)

Volkswagen ID6

Dentro do processo acelerado de eletrificação da Volkswagen, foi apresentado no Salão de Xangai 2021 o seu maior SUV elétrico. Com 4,86 metros de comprimento e 2,96 m de entre-eixos, o ID6 surgirá nas configurações Crozz e X, com autonomias diferentes. O Volkswagen ID6 é o segundo SUV elétrico da marca, que recentemente apresentou o ID4. O utilitário elétrico, contudo, só tem produção e vendas confirmados para a China, pelo menos por enquanto.

Volkswagen ID6. (Foto divulgação)

Ora Punk Cat

E a sensação do Salão de Xangai é um antigo querido! Mencionamos sobre ele semana passada aqui no blog, o sósia chinês e elétrico do Volkswagen Fusca.

O modelo criado pela empresa Ora, a divisão de elétricos da Great Wall Motors, recebeu o nome de Punk Cat e deve ser lançado no mercado chinês no final deste ano. Ele adota um estilo mais retrô tanto no exterior quanto no interior, com muito cromado e pintura estilo “saia-e-blusa”. Outro destaque são as quatro portas, embora as portas traseiras estejam bem disfarçadas. Por dentro, adota tecnologias mais recentes, como central multimídia com tela flutuante e quadro de instrumentos digital.

Ora Punk Cat. (Foto divulgação)

Leia mais:

Licenciamento anual liberado após atender à convocação de recall
Honda revela foto oficial do Civic 2022
O novo Código de Trânsito Brasileiro entra em vigor
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!