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Salão do Automóvel de Nova York é adiado devido a epidemia de coronavírus

O Salão de Automóvel de Nova York ocorreria em abril. Antes dele, outros eventos automotivos como o de Genebra, Pequim e São Paulo também foram cancelados; entenda.

O aumento do número de casos de coronavírus e a disseminação global resultaram na decisão da Organização Mundial da Saúde – OMS, que decretou pandemia do novo vírus. A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado. De fato, é grave. Porém, não criemos pânico.

O adiamento oficial do Salão de Nova York foi anunciado na última terça-feria (10) em razão do receio da propagação do coronavírus, causador da doença Covid-19. A feira de automóveis, que aconteceria entre os dias 10 e 19 de abril, agora está programada para 28 de agosto a 6 de setembro, com dois dias de eventos na mídia programados para 26 e 27 de agosto. O anúncio foi feito pela Associação de Concessionários de Automóveis de Nova York, organizadora do evento.

A área da cidade de Nova York tem visto um número crescente de casos de coronavírus. O governador de Nova York, Andew Cuomo, informou que o número de casos de coronavírus subiu 112, entre a quarta-feira (11) e esta quinta-feira (12) e chegou a 328, sem nenhuma morte. Em entrevista coletiva, o democrata revelou a suspensão de todos os eventos com mais de 500 pessoas, a partir de 18 horas (em Brasília) da sexta-feira (13) como forma de conter o avanço do coronavírus no Estado norte-americano.

O Salão de Nova York é o terceiro grande evento automotivo afetado pela propagação do coronavírus. Antes dele, o Salão de Pequim havia sido adiado, e ainda não tem uma data definida. Já o Salão do Automóvel de Genebra, o mais importante da Europa, e que abriria as portas ao público em 5 de março, foi cancelado quatro dias antes das apresentações para a imprensa.

Salão do Automóvel de São Paulo

O novo coronavírus chegou ao Brasil e de acordo com o Hospital Albert Einstein, foram confirmado 98 casos em São Paulo, desde o primeiro registo em fevereiro até esta quinta-feira (ontem). Apesar da situação grave que também estamos vivenciando, o motivo do cancelamento do Salão do Automóvel de São Paulo não teve esse foco. Na semana passada, muitas especulações e notícias adiantadas sobre o cancelamento do Salão do Automóvel de SP ocorreram…

A Anfavea – Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores – revelou o cancelamento na última sexta-feira (6). A Associação diz que ele foi adiado para 2021, mas que a data ainda não foi resolvida pois é necessário discutir com a OICA – Organização Internacional das Fabricantes – que cuida do calendário global de eventos.

Fabricantes abandonaram o evento deste ano após questionar custos e formato da feira. Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, explicou que “a decisão de adiar é consenso entre as montadoras. A melhor solução é o adiamento para 2021, pois dependemos do formato e datas para saber quando será realizado”. O executivo revelou também que tudo sobre o evento será discutido, incluindo o local e até mesmo a cidade onde acontece. Os custos para participar, uma das maiores reclamações das fabricantes, também será um dos temas a serem renegociados. Moraes finalizou que estuda o formato usado por outros salões ao redor do mundo e feiras como a CES.

Toyota, Hyundai e Chevrolet já haviam sinalizado o não comparecimento neste ano. Não é a primeira vez em que a organização do salão tem problemas com as associadas da Anfavea. No ano de 1982, o salão de São Paulo também não foi realizado, incluindo naquela época, problemas econômicos do país, sendo transferido para 1983. E em 1986, as montadoras anunciaram que não participariam do evento naquele ano.

A Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, possui um grande desafio pela frente. Afinal, as marcas estão descontentes não apenas com os preços cobrados, mas também pela estrutura. No caso, o São Paulo Expo, local do Salão do Automóvel desde a edição 2016, tem um bom espaço, mas seu acesso é muito ruim.

O mundo está mudando muito rápido e a forma de se comunicar com seu público também. A relação está cada vez mais humanizada, esse é um caminho sem volta e eventos grandiosos, como os salões de automóveis, são muito caros. Enfim, deram certo em outros momentos de comunicação com as pessoas… Muitas das empresas acreditaram que é melhor investir em eventos próprios para clientes, como a BMW com o M Power Tour e a Mercedes-Benz com o AMG Experience. É isso. Hoje, o que se prioriza são experiências, e as montadoras estão preferindo investir essa verba de outra forma.

Cláudio Della Nina, presidente da organizadora, em comunicado afirmou que, com o adiamento, a intenção é remodelar o Salão para este estar “alinhado com as expectativas do público visitante e com a nova realidade das montadoras”. O salão do automóvel acontecia a cada dois anos em São Paulo desde a década de 1960.

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