Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Salão de Genebra 2021 é cancelado e evento vendido

O Salão de Genebra 2021, o famoso evento anual, foi cancelado por problemas financeiros e seus direitos vendidos para o local da feira; entenda.

A pandemia do novo coronavírus mudará para sempre o setor automotivo. O surto do novo coronavírus derrubou o Salão de Genebra da Suíça deste ano que aconteceria no mês de março, e foi cancelado às vésperas, pelo risco existente em aglomerações. O mesmo aconteceu com o Salão de Pequim na China, e os americanos, de Detroit e Nova York, e outras feiras automotivas. Definitivamente, o novo vírus fez a indústria automobilística mundial levar um tombo inédito.

Outro ‘tombo’ surgiu: o grande evento anual do setor, foi cancelado devido às consequências financeiras da pandemia do coronavírus, anunciaram seus organizadores nesta segunda-feira (29). Isso mesmo! O Salão de Genebra 2021 também foi cancelado.

Em uma declaração, o Comitê e o Conselho da Fundação do Salão Internacional do Automóvel indicam que “desistiram de organizar um evento em 2021 por razões óbvias. De acordo com uma pesquisa, a maioria dos expositores indicou que provavelmente não participará de uma edição de 2021 e que favorecerá uma próxima edição em 2022”.

Além disso, de acordo com os responsáveis, a incerteza sobre a situação de saúde global dificulta cravar se será possível reunir presencialmente, com segurança, mais de 600 mil visitantes e 10 mil jornalistas em março de 2021. No Brasil, por falta de interesse das fabricantes, a edição de 2020 do Salão do Automóvel de São Paulo foi remarcada para 2021, sem mês definido, antes mesmo do novo coronavírus se propagar no país.

Salão de Genebra é vendido

Ainda neste ano, na sequência do cancelamento da edição de 2020, a organização do salão pediu um empréstimo ao governo do estado da Genebra. As perdas foram estimadas em 11 milhões de francos suíços, cerca de R$ 62 mi. Um empréstimo de quase 17 milhões de francos suíços foi aprovado – R$ 97 mi – mas a organização recusou. Ela entendeu que as condições de devolução do dinheiro não eram favoráveis.

O futuro da feira suíça já era incerto. Com problemas financeiros, a falta de interesse das fabricantes por esse tipo de evento – pois preferem organizar lançamentos específicos, transmitidos via internet ou com a presença de um grupo pequeno, ou criar eventos para seus clientes – e a crise que o coronavírus causou, por fim decidido, além do cancelamento do evento, a sua venda para a dona do Palácio de Exposições e Congressos de Genebra (Palexpo), onde o evento é realizado.

A partir de agora, todos os bens e direitos sobre a organização do evento reverterão para a Palexpo SA, que deve encontrar uma maneira de perpetuar a tradição da feira, que é considerada “a meca dos superesportivos”.

Leia mais:
Resolução 782: Contran adia prazo para renovar CNH e regularizar veículo
Petrobras fornecerá nova gasolina no Brasil a partir agosto
Lamborghini não participa mais de Salões do Automóvel tradicionais
Acesse nossa loja virtual