Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Tecnologia

Saiba quais os tipos de câmbios existentes no mercado automotivo

Entenda as diferenças entre os tipos de câmbios existentes no mercado automotivo

Os imensos congestionamentos que enfrentamos diariamente em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, como em outras grandes cidades urbanas é um dos principais motivos que levam cada vez mais motoristas aderirem automóveis com câmbio automático.

Esse aumento está relacionado tanto ao crescimento da demanda dos consumidores em busca de maior praticidade e conforto para encarar o trânsito, quanto ao aumento da oferta dessa tecnologia pelos fabricantes. Antes restritas a carros de luxo e com motores de grande cilindrada, hoje até compactos com motor 1.0 possuem algum tipo de câmbio que promete dar um descanso para o pé esquerdo do motorista. 😃

O câmbio – ou transmissão – é uma das peças essenciais para oferecer ao motorista o controle de velocidade do veículo. No entanto, as transmissões automáticas, podem se adaptar ao melhor estilo e necessidades de cada motorista, e claro, também ao seu bolso.

Neste contexto, o assunto de hoje é sobre os quatro tipos de câmbio automático. Entenda as diferenças entre Câmbio Automático, Automatizado, de Dupla Embreagem e o CVT. Vamos lá!

– Câmbio Automático:
Automático ou hidramático é o tipo de transmissão que muitos consumidores escolhem por oferecer maior conforto ao dirigir. O dispositivo utiliza conversor de torque para transferir a força do motor para as rodas e um sistema (eletro)hidráulico aciona as engrenagens planetárias, sempre conectadas entre si. O câmbio automático convencional é o mais confortável porque seu conversor de torque proporciona trocas de marchas suaves. Tem uma maior durabilidade e é mais fácil de usar. A desvantagem é seu maior consumo de combustível, como também a mão de obra para manutenção, que é mais cara, e geralmente os carros com câmbio automático são mais caros que os outros.

– Câmbio Automatizado:
O câmbio automatizado também é conhecido como semi-automático. Seu sistema é idêntico ao de um veículo com câmbio manual, onde a embreagem permanece atuando. Nesse tipo de sistema o acionamento da embreagem e a troca de marchas é realizado por atuadores hidráulicos. Uma boa vantagem, podemos dizer que, o câmbio automatizado possui um valor mais em conta, gasta menos combustível que o automático e a manutenção não é tão cara. Sua desvantagem são os ‘famosos trancos’ e, em alguns momentos, há um atraso na mudança de marchas.

– Câmbio Automatizado com Embreagem Dupla:
Essa caixa de transmissão é semelhante em aspecto ao câmbio manual, mas possui dois eixos de engrenagens no lugar de um. Além disso, possui duas embreagens (interna e externa), que permitem trocas de marchas quase sem perda de giro do motor, tornando não só as mudanças mais suaves, mas ampliando o desempenho do veículo. Ela geralmente é mais rápida que um câmbio manual. Totalmente controlada por computador, permite vários modos de condução, assim como em outros câmbios com assistência eletrônica. Esse tipo de câmbio é classificada como a transmissão ideal no que diz respeito a consumo, desempenho e conforto. Digamos que sua desvantagem, é a mão de obra, que necessita ser especializada.

– Câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável):
O CVT (do inglês Continuous Variable Transmission) também é conhecido como infintas marchas, pelo simples motivo de não trabalhar com engrenagens ou discos. O que ocorre neste tipo de transmissão é uma ligação direta entre o motor e os eixos, que são conectados por duas polias e uma espécie de correia, mantendo a força contínua do motor conforme aceleração e desaceleração. Como principais vantagens são o auto desempenho e o baixo consumo de combustível. Porém, suas desvantagens são: a necessidade de troca regular do filtro de óleo, o que pode sair caro já que também precisa de mão de obra especializada. E possui o custo mais alto se você quiser adquirir um carro com esse tipo de transmissão.

Bom, independente do tipo de câmbio escolhido, o ideal é que o câmbio desejado se adapte as suas necessidades, ao seu estilo de condução e ao seu bolso. 👍

#AutoPeçasMolina é informação! 😉