Auto Peças Molina, Curiosidades, Geral, Pneu

Saiba como é por dentro e o que acontece com um pneu em movimento

Dentro de um pneu foi colocado uma GoPro e então surgiram imagens bem interessantes. Saiba como é por dentro e o que acontece com um pneu em movimento.

O pneu merece reconhecimento. O que seria de qualquer veículo sem o pneu? É ele que aguenta o asfalto, as estradas de terra, areia, água, pedras e mais um monte de tipos de terreno.

A necessidade de transportar coisas com maior facilidade, fez com que o homem inventasse a roda. Das primeiras rodas de madeira para os pneus de borracha sólida e então o pneu de borracha inflado com ar. Ou seja, uma história com muitas evoluções, e que até hoje ouvimos sobre novos desenvolvimentos, transformações e progressos sobre os pneus.

A história e seus inventores

A história do pneu é muito interessante e cheia de nomes que ouvimos falar até hoje. São mais de 100 anos de história…

Até meados do século 19, as rodas eram rígidas, de madeira ou aço. O desgaste era imenso, e o desconforto dos passageiros maior ainda, e ter uma roda quebrada no meio da viagem era uma calamidade de proporções bíblicas!

Eis que, em 1844, um americano chamado Charles Goodyear inventou o processo de vulcanização da borracha. O látex, quando extraído da seringueira, não é tão elástico como se pensa, é até bem quebradiço. Vulcanizado, torna-se resistente à tração e torção, e muito mais maleável.

Dois anos depois, outro inventor, desta vez um escocês, chamado Robert Thompson, usou a borracha de Goodyear para fabricar um tubo cheio de ar, que chamou de roda “pneumática”, hoje abreviado para o nome que usamos, pneu.

Em 1880, John Dunlop, também escocês e veterinário, começou a adaptar o “pneu” em bicicletas. Os irmãos Michelin, na França, inventaram em 1891 um pneu que podia ser desmontado da roda e substituído. Edward Pennington inventou a câmara de ar, a Goodyear (na época, já uma grande empresa) inventou os pneus sem câmara em 1903, e só em 1908, Harvey Firestone desenvolveu os sulcos que aumentam a estabilidade em pista molhada.

Relatamos só um breve resumo. Porém, uma baita história, hein!

Como é por dentro e o que acontece com o pneu em movimento

O pneu é o único ponto de aderência entre o carro e o solo, e precisa estar em bom estado para garantir segurança ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Você imagina a força que os pneus exercem quando circulam pelas vias?

O canal Warped Perception, realizou um experimento bem curioso. O titular do canal, aproveitou seus conhecimentos técnicos, e antes de trocar o pneu do seu carro, instalou uma câmera GoPro dentro desse pneu e rodou por vias estreitas. Inicialmente com baixa velocidade, depois um pouco mais rápido e finalmente acelerou mostrando os efeitos causados no componente durante uma curva.

Como resultado, obteve com clareza, o que aconteceu dentro do pneu, e adquiriu bons motivos que fazem o “pneumático” tão importante quanto molas e amortecedores para absorver as imperfeições do solo.

Em conclusão, não podemos deixar de agradecer também à evolução das coisas! À evolução das câmeras e dispositivos próprios para captar imagens de ação como é o caso da GoPro, que permitem ao homem produzir fotografias e vídeos cada vez com mais qualidade, bem como explorar ângulos e possibilidades até então desconhecidos. 😄  Assistam ao vídeo abaixo:

Leia mais:
Seguro DPVAT: pedidos de indenização podem ser feitos pelo telefone ou aplicativo
Dia do Motorista: homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente
Licenciamento digital SP: calendário 2020, valor da taxa e como pagar
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.