Sem categoria

Rodízio de veículos: prefeito anuncia fim do rodízio ampliado em São Paulo

Rodízio tradicional retoma em São Paulo

O rodízio de veículos tradicional retoma nesta segunda-feira (18), em São Paulo. Mudança foi anunciada neste domingo após “mega rodízio” não surtir efeito.

E após mais um recuo da Prefeitura de São Paulo, a capital voltará com o modelo tradicional de rodízio de veículos a partir de hoje, segunda-feira (18). O Prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou neste domingo (17), o fim do rodízio ampliado e mais restritivo, que estava em vigor desde a segunda-feira passada (11), explicando que tal medida não surtiu efeito no índice de isolamento da cidade, que se manteve abaixo do esperado pela gestão municipal. “Não tem sentido a gente exigir esse esforço sobrenatural das pessoas se, do ponto de vista prático, a única razão para qual o rodízio (ampliado) foi feito, que é aumentar o isolamento social, não foi cumprida. Continuamos abaixo dos 50%”, disse Covas.

Covas ainda fez um apelo para que, apesar da suspensão do mega rodízio, a população fique em casa. “Isso não pode ser desculpa para as pessoas se sentirem à vontade para retomar a circulação pela cidade”, disse o prefeito. Com o novo decreto, volta a valer a restrição de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Desta forma:

  • Segunda-feira: final de placa 1 e 2;
  • Terça-feira: final de placa 3 e 4;
  • Quarta-feira: final de placa 5 e 6;
  • Quinta-feira: final de placa 7 e 8; e
  • Sexta-feira: final de placa 9 e 0.

Rodízio municipal ampliado e restritivo

As medidas restritivas na cidade de São Paulo não estão tendo o sucesso esperado, principalmente com o objetivo de conter a circulação de pessoas e carros nas ruas, por conta do avanço do novo coronavírus. No início do mês a Prefeitura havia tentado bloquear as grandes vias de acesso a cidade de São Paulo. Acabou gerando tumultos e reclamações entre aqueles que atuam em serviços considerados essenciais.

Quanto ao “mega rodízio”, implementado na última segunda-feira (11), abrangendo toda a cidade, 24 horas por dia e sete dias por semana, decretado para estimular o isolamento social, logo foi alvo de críticas e questionamentos na Justiça. Resultado: o problema mais citado e preocupante do momento foi “aglomeração no transporte público”. E sobre as eventuais multas aplicadas durante os sete dias em que o rodízio restritivo permaneceu em vigor serão mantidas. “Quem foi multado, foi multado. Lógico que é possível recorrer, mas havia uma regra”, afirmou Covas.

Vem a antecipação de feriados

Para tentar desacelerar o ritmo de contágio do coronavírus, o prefeito encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, em regime de urgência, para que os feriados municipais de Corpus Christi e Consciência Negra sejam antecipados, como estratégia para alterar a taxa de isolamento social, enquanto um possível fechamento da cidade é elaborado pelo governo.

A ideia, de acordo com Covas, é fazer uma ‘pausa forçada’ na cidade. “Aproveitaremos o fato de que a maioria das pessoas não trabalha em feriados para garantir uma adesão ainda maior ao isolamento social. Teremos, assim, uma pausa forçada para diminuir a circulação de pessoas e ampliar o isolamento”. A antecipação dos feriados depende da votação na Câmara. Covas disse inclusive, que também vai sugerir ao governador João Doria (PSDB) que faça o mesmo e antecipe o Dia da Revolução Constitucionalista, normalmente comemorado em 9 de julho, para ganhar mais um dia de pausa.

Leia mais:
Leis de trânsito e coronavírus: mudanças e consequências em tempos da pandemia do novo vírus
Segurança veicular: novos equipamentos obrigatórios a partir de 2020
5 dicas para cuidar do seu carro na quarentena do coronavírus
Acesse nossa loja virtual