Acessórios, Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Roda de carro: 4 dicas para evitar furtos

O que não faltam são estatísticas sobre roubos e furtos de peças de veículos. Um item especialmente visado pelos ladrões é a roda de carro.

O furto de roda de carro é um problema que assusta donos de veículos do mundo todo. Temos certeza que você já viu na rua um carro sem as rodas, apoiado em cavaletes ou sobre algo improvisado mesmo. Um problema que afeta diretamente quem precisa estacionar o carro na rua, e também aqueles que optam pela proteção de um estacionamento fechado.

Isso mesmo! Acredite! Não pense você que acontece apenas nas ruas, com pouca circulação na calada da noite, ou em super carrões com rodas importadas e caras. A incidência desse tipo de delito não tem mais dia, nem hora, nem local. Estacionamentos de shoppings, aeroportos e empresas não estão mais seguros devido a agilidade, especialização e discrição dos criminosos. Imaginou o perigo de deixar o seu carro na rua?

Infelizmente, é um risco que corremos e precisamos lidar com esta sensação desagradável diariamente. Ao deixar o nosso veículo para cumprir compromissos, rezamos para que na volta tudo esteja intacto. E pasmem: muitos seguros não cobrem o furto de rodas, mesmo que sejam as originais de fábrica.

Sendo assim, precisamos conversar sobre prevenção e segurança. A seguir, confira quatro dicas sobre precauções com roda de carro.

4 cuidados essenciais para evitar furto de roda de carro

Além do estresse, da confusão e do transtorno, o prejuízo financeiro pode ser bem alto.

O que fazer antes de você ser a próxima vítima? Uma solução rápida para dificultar a ação dos “caranguejos” (como são chamados pela polícia esse tipo de ladrão) é a utilização de equipamentos e tomar algumas medidas que possam inibir a ação dos ladrões. Vamos as dicas!

1 – O primeiro passo é: preocupar-se com o estacionamento em local seguro

Nada de deixar seu veículo na rua, se possível! Mesmo nas áreas azuis, constantemente acontecem roubos e furtos. A situação pode piorar se você estiver chegando e encontrar um ladrão. Além de tomar seu bem precioso, sua vida será colocada em risco.

Opte por estacionamentos confiáveis e que tenham monitoramento constante. Essa é uma forma efetiva de coibir que uma roda de carro seja furtada.

2 – Proteção para estepes

Para os estepes guardados internamente, você pode optar por algo simples e barato: uma lona. É claro que isso não é garantia nenhuma. Porém, é uma forma de disfarçar o estepe exposto e deixar ao marginal a dúvida sobre uma possível “perda de tempo” com seu bem. Acredite, eles são tão organizados que pensam em detalhes como esse!

Para o motorista que quer mais segurança, e ficar de fora dessa estatística tão desagradável, a dica é investir em uma “trava de estepe”, uma peça simples, mas que garante dose extra de proteção. E não pense que isso só vale para carros que tem o pneu sobressalente exposto, fixado na tampa do porta-malas. A trava é oferecida em diferentes modelos para atender às configurações específicas de cada veículo. A trava de estepe se adapta ao sistema de fixação original do estepe do veículo, o que permite o uso sem risco de danos ao equipamento.

Há anos este tipo de delito acontece. Veículo teve as rodas e pneus furtados em estacionamento do aeroporto de Cumbica, em 2017. (Foto divulgação)

3 – Kits antifurto são bons investimentos

Existe uma solução bastante acessível: os kits antifurto. São equipamentos simples e bem eficientes. Esses kits contam com 4 parafusos (ou porcas) antifurto, um para cada roda. Para usar, basta tirar um dos parafusos originais da roda e colocar o parafuso oferecido no kit antifurto.

Existem diferentes opções no mercado, mas basicamente todos trazem os 4 parafusos que contam com um anel giratório anticorte na parte de cima, e a chave segredo. O detalhe que garante a proteção está no encaixe da chave com o parafuso, que conta um desenho específico e irregular, com diferentes formas. É isso que assegura uma combinação única para cada kit.

Caso você tente utilizar a chave de roda padrão, o sistema faz o parafuso girar sobre si mesmo e não o deixa soltar da rosca. Ou seja, sem a chave do kit, é praticamente impossível retirar o parafuso.

4 – Atenção na hora da compra do seu kit antifurto de roda de carro

O cuidado a se tomar é o seguinte: confirme se o produto tem aprovação dos fabricantes de rodas e automóveis e cheque se possui a avaliação técnica do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária. Os bons kits antifurto são compatíveis com rodas de aço e também com as rodas de liga leve.

Só mais uma dica: fique atento a chave segredo. Como depende dela para soltar o parafuso antifurto, lembre que precisa deixá-la dentro do carro e num espaço mais escondido. Evite aquele movimento automático de guardar, por exemplo, no porta-luvas. Pois, certamente, esse será o primeiro lugar que o ladrão vai revirar para encontrar a chave do seu kit antifurto. #FicaaDica

Leia mais:
Motor do carro: 5 dicas para aumentar sua vida útil
Tecnologia automotiva que nos salva no trânsito
Seguradora Líder: entidade não administrará o Seguro DPVAT em 2021
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.