Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Jeep, Leis, Mercado automotivo, Peças, Recall

Recall Jeep: Jeep Renegade e Jeep Compass sofrem recall por falha no sistema elétrico

O recall anunciado para os modelos Jeep Renegade e Jeep Compass envolve mais de 92 mil unidades

Na última sexta-feira (15), a FCA – Fiat Chrysler Automóveis anunciou o recall envolvendo os modelos Jeep Renegade e Jeep Compass. Trata-se de um mega recall para os crossovers com motor flex ou turbodiesel que rodam no território nacional.

O chamado envolve unidades de ano/modelo 2017 e 2018 em razão de um problema dos relés de seus sistemas de ignição e injeção de combustível. Mais uma vez, o vilão é o relé, que pode até desligar o carro do nada!

Um rápido conhecimento sobre um relé…

Um relé é uma peça automotiva bem complexa. Não se trata apenas de um plugue retangular que opera funções de “liga/desliga” da parte elétrica, fazendo “cliques” enquanto trabalha. Para se ter uma ideia, os relés são chamados de “pequenos maestros” da parte elétrica do automóvel. E isso não é exagero, não! Esses dispositivos regem todas as funções que envolvem algum tipo de condução de eletricidade, desde o acionamento do motor de partida até a temporização da luz interna do veículo.

Ao todo, os números da campanha são: 53.150 unidades do Jeep Compass e 38.931 unidades do Jeep Renegade. E de acordo com a montadora, uma falha nos componentes pode provocar o funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o desligamento repentino do propulsor com o carro em movimento. Nessas situações, o condutor pode perder o controle do veículo e assim aumentar o risco de acidentes com possíveis danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros. O problemas pode ser observado pelo acendimento da luz-espia da bateria no quadro de instrumentos. Caso isso ocorra, o motorista deve ir imediatamente a uma concessionária da rede Jeep.

Confira abaixo a numeração de chassi dos veículos envolvidos:

– Jeep Renegade:
Números de chassis – não sequenciais – últimos 6 dígitos: de 129173 a 186288;

– Jeep Compass:
Números de chassis – não sequenciais – últimos 6 dígitos: de H34693 a H93627.

Para maiores informações, a marca disponibiliza sua Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo telefone 0800 703 7150 ou pelo site. Os agendamentos dos reparos iniciaram ontem, 18 de junho. O tempo de reparo é de, aproximadamente, 30 (trinta) minutos.

É importante ressaltar que qualquer tipo de recall nunca deve ser negligenciado pelo proprietário do veículo. Essas medidas são gratuitas e visam garantir a segurança à vida dos ocupantes. Portanto, senhor proprietário, muita atenção!

#AutoPeçasMolina é informação! 😉