Dicas, Geral, Peças

Quando trocar as palhetas do seu carro?

Trocar as palhetas do limpador de para-brisa é uma tarefa fácil, barata e essencial para o motorista dirigir com tranquilidade. Mas, dificilmente essa peça é lembrada e principalmente requer cuidados especiais de conservação.

As palhetas do limpador de para-brisas são consideradas itens de segurança, segundo as normas brasileiras. Responsáveis por manter a visibilidade do motorista, estes componentes podem ser facilmente encontrados e, geralmente tem preços muito acessíveis.

As palhetas são danificadas pela constante exposição às mudanças de temperatura, sol e chuva, além das substâncias corrosivas presentes no ambiente. Dessa maneira, devem ser substituídas regularmente. É aconselhável a troca uma vez por ano para não causar transtornos desagradáveis como riscos no vidro ou perda de visibilidade e possibilidade de acidente.

Imagem . Palheta 2Sabemos que em dias chuvosos o motorista deve ter atenção redobrada ao dirigir. Deve estar sempre atento ao funcionamento dos limpadores de para-brisas, dianteiros e traseiros, regulando sua velocidade conforme a quantidade de chuva. E estar atento também aos defeitos da pista que podem estar camuflados pela água. Se a chuva for pouca, a velocidade do limpador deve ser menor, pode ocorrer o início de ruídos da borracha sobre o vidro. Se a chuva for intensa, aceleramos a velocidade dos limpadores para não comprometer a visibilidade.

O fim da vida útil das palhetas pode ser facilmente detectado. Os principais indicadores de palhetas desgastadas são rachaduras e empenamento da lâmina. Para manter as palhetas em boas condições de uso, no momento da lavagem do carro, deve-se efetuar a limpeza das lâminas de borracha somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos. Para a manutenção e troca das palhetas, não demora mais do que cinco minutos e pode ser feita em qualquer oficina ou até em casa. Basta soltar a presilha no centro da haste do limpador e encaixar a peça nova (as instruções estão bem detalhadas na embalagem do produto).

Como estamos falando de um item de segurança, fica a recomendação de sempre ter um jogo de palhetas reserva, guardado na porta malas ou na sua garagem. E prefira marcas que você conheça, preferencialmente, em embalagens lacradas.