Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Recall

Problemas com airbag fazem Toyota convocar mais de 400 mil para recall

A japonesa Toyota anunciou dois recalls gigantescos envolvendo cerca de 425 mil veículos, produzidos no Brasil, em razão de problemas com os airbags fabricados no Japão pela Takata.

A primeira convocação da montadora é relacionada ao airbag do motorista e envolve 384.596 unidades do modelo Corolla sedã e dos utilitários Hilux e SW4, fabricados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2011.

(Foto divulgação)
(Foto divulgação)

Em nota, a Toyota afirmou que pode ocorrer “rompimento inadequado do deflagrador do airbag do motorista, que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa deflagrada”, o que, obviamente, pode proporcionar graves ferimentos ao condutor e passageiros dos veículos.

A segunda convocação também ocorre em razão de problema com airbag, desta vez, do passageiro. Esse chamado envolve 40.045 unidades do Corolla e da versão perua Fielder, produzidos no Brasil entre abril de 2007 e junho de 2008.

Em maio deste ano, a montadora japonesa já havia convocado recall para modelos fabricados nos anos de 2002 e 2003.

A Toyota pode estar negociando com a Nippon Kayaku, concorrente da Takata na fabricação de airbags e, supostamente, já adquiriu mais de 13 milhões de unidades do componente, com entrega prevista para se iniciar em julho do próximo ano.

No mundo todo, mais de 10 grandes montadoras tiveram de promover recall em milhões de veículos, equipados com o produto da Takata, em razão da morte de oito pessoas e de mais de 100 feridos em acidentes provocados pelo rompimento inadequado do deflagrador do airbag.

 

Confira os chassis envolvidos nestes dois chamados feitos pela Toyota:

Chassis lado motorista (Imagem divulgação)
Chassis lado motorista (Imagem divulgação)
Chassis lado motorista (Imagem divulgação)
Chassis lado motorista (Imagem divulgação)
Chassi lado passageiro (Imagem divulgação)
Chassi lado passageiro (Imagem divulgação)

 

#AutoPeçasMolinaéInformação 😉