Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Tecnologia

Por que os carros sedãs não possuem o limpador de vidro traseiro?

Certamente você já fez essa pergunta: por que carros sedãs não possuem o limpador de vidro traseiro? Vamos descobrir! 

Os sedãs são carros que se caracterizam pelo conforto e dependendo da marca pelo visual luxuoso. Normalmente, os carros sedãs são mais caros e melhor equipados, recheados de equipamentos e tecnologia embarcada que os distanciam dos modelos hatches, entre outros.

Os carros sedãs tendem a oferecer uma farta lista de itens, mas, pensando aqui com meus botões, digamos que lhe falta um: o limpador de vidro traseiro.

Você sabe por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? Ou você, assim como eu, não tinha percebido essa diferença entre os carros? É engraçado que durante o dia a dia coisas como essa passam despercebidas, mesmo as vendo várias vezes.

Bom, existem motivos e não são à toa. Falando mais sério agora, tudo que vemos nos carros são pensados e calculados por engenheiros para que interfiram ou não no seu funcionamento. Portanto, no artigo de hoje iremos sanar uma dúvida que está na mente de muitos motoristas e entusiastas por carros. Vamos entender a ausência de um limpador de vidro traseiro nos carros sedãs.

O formato do sedã permite que a água seja escoada com a sujeira e poeira presentes no vidro.

Aerodinâmica

Os sedãs são veículos cuja carroceria é divida em três volumes bem definidos, claramente distintos quando vistos pela lateral: o compartimento para o motor, a cabine de passageiros e o porta-malas.

Como dito acima, é tudo pensado pelos engenheiros de automóveis. O uso do limpador no vidro traseiro é definido pelo formato do carro e sua aerodinâmica. Nos hatches, peruas e SUV´s o vidro de trás é mais vertical. Essa quebra abrupta no desenho do carro cria uma turbulência que favorece o acúmulo de sujeira vinda até de baixo, jogada pelos pneus. O uso do limpador de vidro traseiro nesses modelos acabam sendo basicamente obrigatórios devido suas traseiras serem menos aerodinâmicas.

O malefício destes carros terem esse formato é que o movimento criado na passagem do ar que corta a carroceria, cria uma espécie de “vácuo” na região traseira. E inevitavelmente acumulam mais sujeiras ou qualquer tipo de resíduos que acabam se depositando com mais facilidade na região do vidro traseiro e prejudicando a visibilidade.

Segundo os engenheiros veiculares, a aerodinâmica dos sedãs permite com que esse acúmulo não ocorra. Isso se deve à vidros mais horizontais, o corte de ar mais eficiente e também à extensão da mala.

Instalação

Há outra razão técnica (e também curiosa) para os sedãs não terem limpadores de vidros traseiros: a dificuldade de instalação.

Nos hatches e peruas, fica mais fácil porque o vidro é parte integrante do porta-malas. Isso faz com que a instalação seja feita na própria tampa do porta-malas. Já nos sedãs, a tampa é separada. Além de ficar “feio”, ficando uma instalação problemática, impediria também a entrada de algumas bagagens, trazendo mais problemas do que benefícios.

Mesmo assim, há casos de sedãs com limpador traseiro, principalmente no Japão, e em alguns países do hemisfério norte onde a neve é algo corriqueiro no inverno.

Ah, mais uma dica: se precisar de peças automotivas, fale conosco. Compre na Auto Peças Molina e aproveite todos os nossos benefícios. Visite nossa loja online. ️️

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉