Sem categoria

ORA Punk Cat: o sósia chinês e elétrico do Volkswagen Fusca

O ORA Punk Cat, é uma reinterpretação chinesa (para não dizer um plágio!) do Volkswagen Fusca com quatro portas. Confira.

ORA Punk Cat acabou de ser apresentado no Salão de Shanghai 2021, aberto ao público ontem, 21 de abril. Espera um momento! Pensou o mesmo que a gente? Um novo Fusca!?!

O Fusca elétrico chinês se chama Punk Cat (Gato Punk, em inglês) e faz parte do portfólio da marca Ora, que fabrica somente carros totalmente elétricos. A Great Wall Motors é uma espécie de GM da China e tem quatro marcas: Haval, Wey, Ora e GWM Pick-up.

O ORA Punk Cat é um modelo elétrico cuja carroceria nos remete aos antigos Fuscas, com toques também do Beetle (que no Brasil também foi batizado de Fusca), cuja produção se encerrou em 2019.

ORA Punk Cat: elétrico e chinês

Bom, se pudéssemos, nosso recado à Volkswagen seria: “Perdeu!” Bem no estilo português-carioquês! Realmente os chineses foram mais rápidos no quesito “versão elétrica do clássico Fusca”!

O ORA Punk Cat, ou Fusca elétrico chinês, tem o design idêntico ao do Volkswagen Fusca, porém alongado, por ser um veículo de quatro portas. Ele mede 4,23 m, tem motor elétrico de 143cv e suas baterias de 47,8 kWh ou 59,1 kWh proporcionam uma autonomia de 501 quilômetros, podendo atingir 150 km/h. Nada mal! A carga completa das baterias leva oito horas.

Além dos vários elementos dos Fusquinhas dos anos 60, tudo foi adaptado aos novos tempos: como o para-choque dianteiro em cromado com dois pontos de encaixe, uma moldura cromada acima dos faróis redondos, as lanternas traseiras pequenas fixadas sobre os para-lamas, o painel minimalista e o quadro de instrumentos redondo. Capricharam no acabamento, bem como nas tecnologias.

Quanto ao seu interior, um gosto bem enigmático, misturando o verde da carroceria, com detalhes em vermelho e rosa estridente.

Apesar do aspecto nostálgico do interior, o Punk Cat tem um enorme display tátil para a multimídia. A Great Wall não se incomodou de fazer o volante exatamente igual ao do Fusca, inclusive com a buzina em meia lua na parte inferior.

Nas rodas, os designers chineses adotaram uma estética mais moderna, com um desenho de seis raios duplos arredondados. Digamos que faltou mais uma pequena pitada de ousadia para imitar a famosa calota Volkswagen. Rá! O espelho retrovisor externo é redondo e o carro não tem estribo. Mas na base das portas há uma faixa que envolve as caixas de rodas e se une aos para-choques dianteiro e traseiro. O preço do Ora Punk Cat não foi divulgado.

Para os especialistas uma mistura de amor e ódio. Uns elegem o Punk Cat como uma “homenagem” ao clássico dos clássicos da Volkswagen. Para outros, é uma cópia descarada. E há aqueles que o elegem como um castigo merecido para a Volkswagen, por ter encerrado definitivamente a produção de seu mais icônico automóvel em 2019.

Lançamento definido

E não pensem que o ORA Punk Cat será apenas um modelo de exibição. Seu lançamento está previsto para o quarto trimestre deste ano.

Ah, só mais uma info: o sósia chinês do Volkswagen Fusca terá motor dianteiro e tração dianteira, assim como os dois modelos retrôs da própria Volkswagen.

Leia mais:
Licenciamento anual liberado após atender à convocação de recall
Honda revela foto oficial do Civic 2022
O novo Código de Trânsito Brasileiro entra em vigor
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!