Aplicativos, App, Curiosidades, Dicas, Geral

Aplicativo Waze ganha voz do ex-presidente Lula para guiar motoristas

A nova do aplicativo Waze é você ser guiado pelas ruas com a voz do ex-presidente Lula. O aplicativo de navegação tem função que permite qualquer pessoa gravar um áudio até com sua própria voz; entenda.

Bom, o artigo de hoje pode viralizar com boas intenções ou causar uma certa polêmica. 😜 Agora que está solto, o ex-presidente Lula não somente pode dar orientações políticas para a militância que o admira como também pode ajudar aqueles que querem uma força extra na hora do trânsito. Brincadeiras à parte, e pegando essa onda da animação de dezembro, afinal estamos no mês de festas, apareceu nas redes sociais um áudio com a voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no aplicativo de navegação Waze.

Na última quinta-feira (5), além de algumas celebridades de humor, o aplicativo passou a permitir que seus motoristas sejam guiados pela voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso mesmo! Atualmente é possível configurar a voz do político, com aquele jeitinho peculiar que só o ex-presidente Lula tem, para indicar as direções para as quais se deve virar. ⬅️➡️

Apoiadores do ex-presidente estão se divertindo com a novidade nas redes sociais. Por exemplo, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) foi um dos que se animou com a novidade. “URGENTE ! Saiu o waze com a voz do Lula. É só baixar e qualificar a sua capacidade de direção. Quando vira pra esquerda, a voz de Lula fica mais animada”, tuitou o ex-ministro da Saúde. Outra apoiadora, a deputada Érika Kokay (PT-DF), mostrou que já está usando a voz de Lula para dirigir. “Quando vira pra esquerda, a voz de Lula fica mais alegre!”, mostrou em seu perfil também no Twitter.

A voz lançada pelo aplicativo não é a voz oficial do ex-presidente Lula. A nova voz, obviamente, tem além do timbre rouco do ex-presidente Lula, mistura as instruções com cacoetes como “vire a esquerda, companheiro”, ou “se prepare, vamos tomar os meios de produção”. Tudo gravado usando trejeitos e frases comuns ao ex-presidente. Ao falar “vire a esquerda”, a voz fica mais animada, enquanto ao dizer “vire a direita”, a voz fica num tom chateada. Para ouvir as frases mencionadas, o motorista deve fazer o download da voz que imita Lula na loja de aplicativos do seu celular, disponível na App Store e no Google Play.

Em comunicado, a Waze afirmou: “A voz mencionada não é uma voz oficial do Waze. O app possui o recurso Gravador de Voz, que permite que os usuários customizem os comandos de voz e também compartilharem o áudio entre si. No menu de Configurações > Voz e Som, todos os usuários do aplicativo tem acesso a essa gravação de comandos. Esse recurso está disponível desde 2017 para todos os usuários da plataforma”. Ou seja, o aplicativo permite que qualquer pessoa grave sua própria voz dando os comandos e compartilhe com outros usuários. Além de Lula, a plataforma tem as “vozes” de personagens como Bob Esponja, Scooby Doo e Gru, da franquia “Meu Malvado Favorito”.

E aí, curtiu a novidade? Ou simplesmente, não é a sua vibe? Mas fala a verdade, essa brincadeira dá uma animada, hein! 😜

Leia mais:
Manias chatas (e até engraçadas) ao volante
Direitos e deveres dos pedestres no trânsito
Seguro DPVAT: entenda a decisão que impacta o possível fim do seguro obrigatório
Acesse nossa loja virtual