Um mini carro elétrico, fruto de uma joint-venture entre a montadora chinesa SAIC e a americana GM, está no auge do seu sucesso. Conheça-o!
O mini carro elétrico que iremos apresentar é o Wuling Hong Guang MINI EV. O veículo elétrico está sendo produzido como parte de uma joint venture entre a gigante americana General Motors e a empresa local Wuling, e custa apenas US$ 4.500, ou R$ 24 mil na conversão direta.
Sobre o mini carro elétrico chinês
A China é o maior mercado automotivo mundial. Por lá, surgiu um pequeno rival para a Tesla. Ou melhor, um rival “minúsculo”. Minúsculo em tamanho, porém grande em vendas. Falamos do Hong Guang Mini EV, um carro urbano, totalmente elétrico, sem motor a combustão.
O elétrico da SAIC Wuling, subsidiária chinesa da GM, é um mini carro elétrico. Ele tem um comprimento de 2.917 milímetros, largura de 1.493 milímetros e altura de 1.621 milímetros. Olha só, em relação ao Chevrolet Joy, o menor modelo da General Motors no Brasil, o Hong Guang MINI EV é 1,01 m mais curto, 21 cm mais estreito e 15 cm mais alto.
O modelo de tamanho compacto o torna conveniente para a utilização urbana sem emissão de poluentes. E apesar de suas incríveis proporções pequeninas, ele carrega quatro pessoas em seu interior, sendo a segunda fileira totalmente dobrável para criar um porta-malas de 741 litros.
O Hong Guang Mini EV usa apenas uma bateria elétrica, que pode ser de 9,3 kWh ou de 13,9 kWh. Na primeira opção, a autonomia gira em torno de 1220 km, enquanto a bateria mais potente consegue fazer o carro alcançar até 170 km sem necessidade de recarga. Assim, o modelo consegue gerar até 17 cv de potência e a velocidade máxima não ultrapassa os 100 km/h.
O mini carro elétrico vem sendo divulgado como “o meio de transporte do povo”, e embora o Hong Guang Mini de US$ 4.500 seja o modelo mais popular, é possível comprar o modelo atualizado com ar condicionado por pouco mais de US$ 5.000.
Tesla x Wuling Hong Guang Mini EV
Em seus sete meses no mercado, o mini Wuling Hong Guang Mini EV passou em emplacamentos o Tesla Model 3, que era tido como o mais vendido nessa categoria no país.
O micro modelo elétrico bateu recordes de vendas: conseguiu vender cerca de 112 unidades no segundo semestre de 2020 e 25.778 unidades em janeiro, de acordo com a Associação de Carros de Passeio da China. No mesmo período, foram comercializados 13.843 automóveis do Model 3 por lá.
Isso, claro, não significa uma derrocada da Tesla: seus veículos elétricos continuam com um bom desempenho no país asiático. No ano passado, a companhia conseguiu dobrar seu volume de vendas.
Vale lembrar que enquanto o sedã esportivo da Tesla custa o equivalente a R$ 216 mil numa conversão simples, o modelo da Wulling sai por somente R$ 24.000. Ou seja, é óbvio que o magnata Elon Musk continua faturando muito mais com seus desejados veículos – mesmo tendo a segurança de sua “gigafábrica”, em Xangai, questionada recentemente. Atualmente, a China é o maior mercado da montadora depois dos Estados Unidos.
Especialistas em automóveis informaram que, embora o carro chinês esteja claramente atrás da Tesla no que diz respeito à bateria, alcance e desempenho, sua conveniência e baixo preço o tornaram um dos veículos baseados em novas fontes de energia mais vendidos da China. Tanto é que, as montadoras responsáveis pelo pequeno carro de zero emissões buscam exportá-lo para outros mercados em breve. De acordo com a BBC, alguns relatórios associam a joint-venture a uma montadora na Letônia, o que aponta um possível interesse em levar o modelo para a Europa.
Confira os detalhes do mini veículo Hong Guang MINI EV no vídeo abaixo:
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