Dicas, Geral, Peças

Manchas na pintura do seu carro: veja como evitar e reparar danos

Veja algumas dicas para evitar manchas indesejadas na pintura do seu carro e como reparar danos

Ter um carro é como ter um filho. Nós, apaixonados por carros, sabemos muito bem disso! E ter um carro exige cuidados. Afinal, o carro é um dos bens mais práticos para complementar nossa vida moderna, rápida, caótica. Sendo assim, é preciso ficar de olho na manutenção para não transformar o seu bem, o carro dos seus sonhos, em uma dor de cabeça constante.

Cuidar do carro é uma atividade que envolver vários detalhes e muita ‘paciência’. 😜 Temos que cuidar da lataria, da pintura, da lavagem e até mesmo de questões burocráticas como os documentos do automóvel, por exemplo. Estamos acostumados a fazer as revisões periódicas, trocar peças desgastadas, e manutenções preventivas que geralmente ocorrem uma ou duas vezes por ano, mas existem alguns outros cuidados que podem ser tomados diariamente para deixar seu carro sempre em ordem. Portanto, para você, que tem um carro, e que gosta de cuidar do possante como se fosse parte da família, daremos algumas dicas fáceis e úteis sobre como evitar manchas indesejadas na pintura e como evitar danos.

Sabe quando deixamos o carro estacionado sob uma árvore ou fios de tensão e, ao voltar, percebemos alguma coisa a mais na lataria, por exemplo, aquela famosa lembrancinha de pássaros ou pequenos frutos que caem das árvores? Outro exemplo seria, perceber estragos feitos na lataria do carro por aquelas infiltrações de lajes, comuns na garagem de prédios? Pois então. A pintura é o cartão de visitas de qualquer carro. Um carro brilhante e sem riscos chama a atenção por onde passa, e saiba que não é preciso gastar milhares de litros de água, nem gastos altos para manter o carro sempre limpo e conservado.

Vamos às dicas de como evitar manchas indesejadas na pintura do seu carro e como evitar e reparar danos.

Produtos certos ao lavar o carro

Pode parecer bobagem, mas é preciso muita atenção quanto ao uso de produtos na hora da lavagem. É primordial fugir dos detergentes próprios para lavar louças, por exemplo, pois possuem componentes que prejudicam a pintura e podem arranhar mais a lataria. O ideal é usar shampoos especiais para lavar seu carro ou mesmo fazer uso de um sabão neutro. Em lojas especializadas, há produtos específicos para lavar o automóvel. E quando for secá-lo, sempre com uma flanela.

Cuidados com a pós-lavagem

Lembra que comentamos sobre ter “paciência” com os cuidados ao seu possante? Vamos lá! Para não causar manchas na lataria, após lavar seu carro com os produtos certos, você deverá seguir algumas outras regrinhas. Abra o capô para secar os dutos. Isso é importante para manter a boa aparência do automóvel. Aplique uma cera específica com uma flanela e faça movimentos circulares para encerar o veículo. Dá trabalho? Dá! Porém será compensador! Você pode fazer isso uma vez por mês. 😉

Proteja o carro contra temperaturas

Baixas ou altas temperaturas danificam a pintura do automóvel. Sabemos que por muitas vezes, estacionamos o carro na rua, as vezes não tem jeito! Porém, o ideal é sempre deixar o veículo em um estacionamento coberto. Se não tiver outro jeito mesmo, procure uma vaga longe do sol. Em sua residência, a mesma dica: deixe seu carro dentro de uma garagem coberta para evitar as manchas na pintura e para que ele fique sempre com uma boa aparência.

Atenção redobrado com pássaros!

A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho e remover (quase que imediatamente) as sujeiras acumuladas durante o dia. Como o exemplo que citamos acima, as vezes somos surpreendidos com surpresas desagradáveis que infelizmente acontecem e num determinado momento não temos como fugir, tais como aquela famosa sujeirinha de passarinhos. 😝 Isso é praticamente o inimigo número 1 e mortal da conservação da pintura! Os dejetos dessas aves são ricos em amônia, substância que corrói a pintura aos poucos e pode deixar diferença de cor, caso fique muito tempo em contato com a pintura. Remova a sujeira com um pano molhado com água e nunca esfregue a pintura com nada áspero, isso tira o brilho e pode inclusive danificar as camadas superiores da tinta. Para evitar maiores danos, é fundamental lavar a parte afetada rapidamente, isso é vital! E não é preciso lavar o carro inteiro. Segundo especialistas, recomenda-se, de preferência, fazer a limpeza em até 24 horas. Saiba que, se essa sujeirinha desagradável ficar sobre a pintura por mais de três dias, os danos podem ser irreversíveis. 😥

Cuidados ao abastecer o carro

O combustível também é outro inimigo da pintura do veículo. Atenção ao abastecer e ao profissional que estiver realizando o procedimento! O combustível pode causar manchas que são difíceis de serem removidas. Mas se isso acontecer, procure limpar imediatamente para não prejudicar a lataria.

Curtiram as dicas? Com essas sugestões, nossa rotina de cuidados ficará muito mais fácil no dia a dia com nosso carro!

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉