Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Mobilidade, Pedestre

Maio Amarelo: respeito e responsabilidade salvam vidas

Movimento Maio Amarelo 2021. (Foto divulgação)

O Maio Amarelo 2021 busca a empatia entre condutores e pedestres para despertar o respeito e a responsabilidade de cada um no trânsito.

O Maio Amarelo 2021 está no ar, e o tema da campanha deste ano é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

No mês de maio, chegam as ações para redução de acidentes de trânsito propostas pelo Movimento Maio Amarelo que ganham destaque em todo o país. O movimento está em sua 8ª edição e é promovido paralelamente às campanhas educativas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que em 2021 tem o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O objetivo da ação é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

Maio Amarelo, respeito e responsabilidade salvam vidas

“Não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!”.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), além do respeito e da responsabilidade, cita também a empatia como mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento: “A empatia é o carro chefe da convivência”. Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo”.

Para isso, foco na empatia, para a conscientização da população, ou seja, não faça para o outro o que não deseja para você!

O Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Isso mesmo! Maio Amarelo já ficou conhecido internacionalmente como um mês em prol da segurança viária, com o intuito de salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.

A cor, claro, tem grande motivação. A cor amarela, que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhida justamente por simbolizar a atenção tão necessária para a causa. É um alerta para que a sociedade entenda que sua efetiva participação é indispensável para a mudança de comportamento nas vias de circulação.

E vocês sabem o motivo do uso do laço amarelo? Aliás, o laço é referência em campanhas similares como o Outubro Rosa, em prol do combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata.A cor os diferencia dos inúmeros movimentos.

O laço é conhecido no mundo inteiro como algo a se engajar. E serve de alerta à sociedade sobre um tema que precisa de toda a ação. E Maio Amarelo sempre irá chamar atenção pela vida.

O amarelo foi escolhido para caracterizar a campanha por se tratar de uma cor de alerta, que simboliza a atenção e a sinalização no trânsito, e o mês de maio é marcado por ações de conscientização por todo o país. (Foto divulgação)

Uma nova década

Na busca por uma redução ainda maior de acidentes e vítimas, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) renovaram o compromisso de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos no trânsito até 2030. Atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa da morte de pessoas com idade entre 5 e 29 anos e se nada for feito devem ocorrer até 500 milhões de mortes e lesões no trânsito em todo o mundo.

A Segunda Década de Ação para Segurança no Trânsito entre 2021 e 2030 tem como meta a melhoria da segurança viária, a redução dos casos de excesso de velocidade, o uso de equipamentos de segurança obrigatórios, a conscientização sobre o uso de bebidas alcoólicas e de celular ao volante.

Agora, faremos um pedido: Abrace esse causa você também! 🤝  O momento que o mundo está vivendo, devido a pandemia da Covid-19, pede muito respeito e responsabilidade e, no trânsito, isso não é diferente. Parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular ou sob efeito de álcool, são alguns dos exemplos de como agir de forma respeitosa e responsável. A consequência disso são menos acidentes e menos mortes.

A Auto Peças Molina apoia esse movimento! Pratique no trânsito o respeito e a responsabilidade.

Leia mais:
Progetto 363: o novo SUV da Fiat
CET: 24 vias da cidade de São Paulo sofrem redução de velocidade máxima
Multas gravíssimas: entenda o fator multiplicador
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!