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Lada Niva: um carro indestrutível e genuinamente off-road

Lada Niva, o “jipão” russo, foi o modelo que marcou a abertura das importações de veículos no Brasil. Confira!

Pessoal, há alguns dias, rodando pela Avenida Henrique Shaumman (zona oeste, SP), fiquei impressionada com um carro. Pensei: “Uau, que belo carro, parece um jipe antigo. Com certeza o dono desse veículo deu uma boa repaginada nele”. Pude ler em sua traseira, Niva. Sabe quando rola aquele “tcham”? Fiquei com esse carro em pensamento e logo comecei a pesquisar sua história. Quem tem por volta de 40 anos ou é fã de 4×4 vai lembrar e entender o meu apreço por esse pequeno valente jipe…

História Lada Niva

O Lada Niva é um automóvel desenvolvido pela AvtoVaz, caracterizado como um jipe russo, compacto e rústico. AvtoVaz, que surgiu em 1966, é uma montadora russa que se encontra sob controle estatal. Atualmente, é mais conhecida como Lada – um nome criado para os mercados externos – e adotada nos anos 60 quando operou em parceria com a Fiat. Além de licenciar o carro, a Fiat – bem como o governo italiano – colaborou ativamente na construção da fábrica, ainda hoje uma das maiores do mundo.

Em 2009, o primeiro ministro russo, Vladimir Putin, comprou este Niva. (Foto: Alexei Nikolsky/AP – Fonte: Estadão)

Como outro sinal forte da presença italiana, a cidade-sede da AvtoVAZ, Stavropol, foi rebatizada de Togliatti. Homenagem ao líder do Partido Comunista Italiano, Palmiro Togliatti, que atuou no projeto, mas morreu em 1964, antes da inauguração da fábrica.

O Lada Niva nasceu na antiga União Soviética. Como o território da URSS era enorme, e grande parte dele formado por regiões inóspitas, necessitavam de um carro mais robusto. Foi aí que nasceu o projeto do jipe Niva, o primeiro modelo desenvolvimento totalmente pela marca, ao contrário dos anteriores que usavam a plataforma do Fiat 124.

Inicialmente, o projeto que começou em 1971, chamado de UAZ2121, daria origem a um “jipão” utilitário, mas a marca queria um veículo que pudesse ser mais versátil. Ou seja, além do uso off-road, também levar a família. A partir daí, o desenvolvimento tomou o rumo que deu origem ao modelo que já rodou o mundo. O chamado “Land Rover russo”, ficou pronto em 1976 e começou a ser produzido em 1977. Foi apresentado ao mercado europeu no Salão de Paris de 1978. Nos anos 1980, o modelo se consolidaria em diversos mercados mundiais.

Lada Niva no Brasil

Início dos anos 90. O então presidente Fernando Collor de Mello abriu o mercado nacional aos veículos importados. O objetivo era escancarar a diferença existente entre automóveis estrangeiros e os produzidos no país. Na época, Collor não mediu palavras e comparou os carros nacionais a “carroças”. Por ironia do destino, uma das primeiras marcas a desembarcar no Brasil foi justamente a russa Lada.

O Brasil havia vivido um jejum de cerca de 20 anos com a proibição total de importações, posto isto, o brasileiro via com bons olhos o jipe russo, que era robusto e vinha com tração integral permanente. A Lada tinha o Niva, ao lado do Laika sedã, como seu carro-chefe de vendas. Vieram ainda o Laika Station e o Samara, mas em menor quantidade. O Lada Niva foi inicialmente um sucesso. Em um tempo muito curto, o Niva obteve enormes vendas. Até então, o que tínhamos eram os jipes como Toyota Bandeirante e os nacionais da Gurgel, que saíram do mercado pouco tempo depois com a falência da empresa.

Importado da Rússia a partir de 1991, o Lada Niva chegava ao Brasil com motor 1.6 de 70 cv. Chegou primeiro na versão 4×4 e logo depois na versão CD, que era mais completa e trazia volante esportivo e caixa desmultiplicada Gemmer. O jipe também ganhou a versão Pantanal, modificada pela própria marca aqui mesmo e que trazia quebra-mato, bagageiro de teto, frisos laterais e guincho Warn.

A abertura das importações por Fernando Collor mostrou-se permanente e crescente, com novas marcas estrangeiras chegando ao Brasil. Os problemas surgidos com a desintegração da União Soviética dificultaram a reposição de peças e estoques. Problemas de acabamento como bancos que se soltavam, portas desalinhadas e outros itens nos produtos Lada foram reduzindo suas vendas. Em 1990 e 1991 qualquer coisa automotiva importada chamava a atenção pela novidade e vendia bem. De 1992 em diante os importados começaram a ser tornar coisa trivial e o Lada Niva ganhou outros competidores externos. As vendas começaram a cair e em 1997 a Lada saiu do Brasil.

Mesmo após a saída da marca, algumas unidades do Lada Niva foram importadas entre 1997 e 1998. Devido às suas características únicas, o jipe russo conquistou uma legião de fãs, e até oficinas especializadas no bom jipinho. Não é exagero afirmar que se trata de um dos automóveis mais importantes já feitos na Rússia.

Lada Niva: pequeno, valente e indestrutível

Lada Niva 4×4, o carro russo é famoso até hoje por sua vocação off-road. (Foto divulgação)

A Lada não quis engavetar seu projeto de maior sucesso no mundo. Fabricado até hoje em sua terra natal, atualmente o modelo é chamado de Lada 4×4 e segue firme no mercado russo, inclusive, com melhorias para a linha 2020.

O jipe Lada Niva, ainda continua fazendo história. Não mais no Brasil, como citado cima, mas na Europa. E não apenas em seu país natal, a Rússia. O modelo que ainda hoje pode ser visto circulando pelas ruas brasileiras (embora muito modificado) está voltando a países desenvolvidos da Europa. Mantém praticamente inalterados tanto o visual como as especificações técnicas.

Para encerrar, o Niva foi assim nomeado pelos engenheiros da AvtoVAZ Piotr Prusov e Vladímir Soloviov em homenagem a seus filhos: Natália, Irina, Vadim e Andrêi – a inicial de cada um deles. Soloviov morreu em 1975 antes que o primeiro Niva saísse da linha de montagem, enquanto Prusov, apenas três semanas antes da comemoração do 40º aniversário do modelo.

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