Geral, Mercado automotivo

Indústria automobilística tem pior fevereiro em sete anos

Passados sete anos desde a crise que atacou o mercado automobilístico depois do mês de fevereiro de 2008, quando a indústria amargou demissões e fechamentos de lojas em todo Brasil; o mês de fevereiro de 2015 revelou que há razões óbvias para muito pessimismo com relação a rcuperação do setor com a perda de quase 7% em 2014.

A queda agressiva nas vendas aliada ao carnaval, com redução considerável de dias úteis (as indústrias trabalharam apenas 17 dias), fizeram de fevereiro o pior mês dos últimos sete anos. As vendas não atingiram 200 mil unidades, fato inédito em seis anos; foram vendidas 179.221 unidades.

No fim daqule fatídico ano de 2008, no mês de novembro, a indústria havia vendido 166.277 veículos, 12.944 a menos do que fora vendido mês passado.

A venda média diária de fevereiro passado só superou a de janeiro de 2010 quando foram vendidas 10.086 unidades/dia contra 10.542.

Ind Automobilistica QuedaSe for feita uma comparação em relação ao mês de janeiro deste ano, o percentual fica no assustador patamar de 26,5% já que no primeiro mês do ano foram comercializados 243.829 automóveis. Na comparação com o mesmo mês em 2014, a queda fica em 27,1% porque foram vendidos 245.931 carros naquele fevereiro.

Outra notícia desanimadora é o resultado do cálculo de perda comparado com a expectativa de reação da índústria automobilísta, que já previu que 2015 não cobrirá os prejuízos do ano anterior. Nas vendas acumuladas de janeiro e fevereiro deste ano, o “buraco” é de 22,5% em relação ao primeiro bimestre do ano passado.

A liderança permaneceu com a Fiat, que fechou o mês com 35.840 unidades vendidas e com participação de 20,1%. A novidade ficou por conta da saída da GM da segunda colocação, cedendo a posição à Volkswagen. A montadora alemã vendeu 30.992 veículos, 17,3%, enquanto que a concorrente norte-americana, em terceiro lugar, ficou com 15,7% de participação. A Ford permaneceu na quarta posição, mesmo tendo vendido 0.5% a mais do que o mês anterior, fechando com 10,5% sua fatia no mercado com a venda de 18.830 unidades.

A Hyundai se distanciou das concorrentes, ficando com 7,3% no mês, contra 6,4% da Toyota e 6,2% da Renault, que caiu para o sétimo lugar.

Honda, Nissan e Mitsubishi fecharam a lista das dez marcas mais vendidas em fevereiro.

 

Redação e edição Cristiano Stanisci Gomes