Auto Peças Molina, Geral, Hyundai, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

iMT: Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem pedal de embreagem

Hyundai vai lançar o iMT, transmissão manual sem pedal de embreagem. Opção de câmbio sem pedal de embreagem chegou a ser oferecido no Brasil há 20 anos.

Batizada como Transmissão Manual Inteligente (iMT), a nova opção de câmbio manual sem pedal de embreagem, anunciada pela Hyundai, trará a combinação entre a transmissão manual e apenas dois pedais. O câmbio iMT, nada mais é que um câmbio manual de seis marchas com um atuador eletrônico que controla a embreagem por conta própria quando o motorista vai realizar a troca das marchas.

O SUV Venue, um SUV compacto e menor que o Creta, disponível na Índia, trará essa nova opção de câmbio e sem o pedal da embreagem, ainda assim, mantém as trocas de marcha na alavanca. Também virá com motor 1.0 turbo de quatro cilindros a gasolina de 121 cv e injeção direta. De acordo com a montadora sul-coreana, a tecnologia do câmbio é a “primeira da indústria” a combinar os pontos fortes das transmissões manuais e automáticas. A intenção é oferecer o conforto do câmbio automático, mas cobrando muito menos por isso. E a Hyundai diz ser a primeira fabricante a oferecer algo do tipo… 🤔

Com o novo câmbio, a tarefa de mudar de marchas é do motorista, entretanto a funcionalidade do pedal de embreagem é essencialmente automatizada no processo. A Hyundai afirma ter um “sensor de intenção” na alavanca de câmbio que informa a unidade de controle de transmissão (TCU) quando o motorista está prestes a mudar de marcha. A TCU sinaliza para um atuador hidráulico o engate e o desengate da embreagem enquanto o motorista troca de marcha.

Na teoria pode parecer um sistema confuso, já que não há pedal de embreagem, mas ainda é necessário fazer as trocas pela alavanca como um carro manual tradicional. A intenção da montadora é trazer o controle total do carro aliado à simplicidade de não precisar acionar o pedal de embreagem. Pelo menos, é um tipo de transmissão mais barato que o câmbio automático comum.

Hyundai desenvolve câmbio manual sem embreagem de Palio e Corsa

Não queremos ser chatos, mas… Essa tal “nova tecnologia”não é tão inovadora e revolucionária quanto a fabricante sul-coreana diz.

Entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, diversas montadoras apostavam nas transmissões manuais sem pedal da embreagem, como fez a Fiat com o Palio Citymatic, a Mercedes-Benz com o Classe A semiautomático e a Chevrolet com o raríssimo Corsa Autoclutch. Agora, em pleno 2020, a Hyundai quer voltar com essa tecnologia.

iMT e SUV Venue, no Brasil?

A princípio, a Hyundai oferecerá o novo sistema de transmissão manual inteligente (iMT) somente no SUV Venue na Índia. O Venue (ou mini-Creta) é esperado para o nosso país, contudo, não há nada confirmado até o momento.

Leia mais:
Embreagem: dicas para evitar o desgaste prematuro
Alesp aprova suspensão do IPVA para veículos zero em época de coronavírus
Ford Bronco será lançado dia 13 e virá para o Brasil
Acesse nossa loja virtual