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A história do Volkswagen Fusca: de um projeto arcaico à paixão eterna

A história do Volkswagen Fusca é fantástica! Conheçam um pouco mais sobre um dos carros mais populares de todo o mundo.

Quem vos escreve não é uma “fuscamaníaca”, tão menos teve um exemplar desses. Contudo, pesquisando, lendo e conhecendo melhor a história do Volkswagen Fusca, o encantamento por este pequeno carro robusto e simpático, tomou conta do meu ser com uma super dose de emoção! O Fusca foi e sempre será para muitos um carro valente, além de um dos carros mais populares de toda a história automobilística!

O Fusca foi feito para durar e aclamado pelos amantes “fuscamaníacos”! Para muitos considerado um projeto eterno, para tantos outros um projeto arcaico, no entanto, a verdade é que gostando ou não desse pequeno possante, o Volkswagen Fusca é um daqueles automóveis que dificilmente passam sem despertar um alvoroço! Os mais simpáticos à modernidade acham que esse automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Por outro lado, uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico.

A história do VW Fusca é uma das mais complexas e longas histórias do automóvel. Mesmo não tendo vivido nesta brilhante época, década de 30, com certeza nos enche de orgulho saber que o Fusca foi um candidato ao carro do século! 🙂

Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Em resumo, sua história está ligada a um contexto distante do glamour e da simpatia deste pequeno carro.

O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa automobilística alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF – Kraft Durch Freude, que significa “Força Através da Alegria”. O primeiro protótipo do Fusca foi produzido por Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis esportivos Porsche. Quem deu o aval para a produção foi ninguém menos que o ditador alemão Adolf Hitler.

O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil em 1950. Fabricadas na Alemanha, um total de 30 unidades foram importadas pela família Matarazzo. Um dado interessante é que, os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças.

O primeiro projeto do Fusca, era equipado com um motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha um rendimento absurdamente péssimo. Criaram o motor quatro cilindros, opostos dois a dois, chamado de ‘Boxter’,também refrigerado a ar, com suspensão independente dianteira, que funcionavam através de barras de torção. Foi um projeto ousadamente revolucionário, pois até então os carros da época eram feitos com motores refrigerados a água e suspensão que em sua maioria usavam feixe de molas (tipo suspensão de caminhões) ou molas helicoidais.

Lançado oficialmente em 1935, o Fusca era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts, câmbio seco de quatro marchas, que até então só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a 3 marchas. Daí, as evoluções foram constantes. Com o passar dos anos sua motorização e design foram cada vez mais retrabalhados, originando os motores 1200, 1300, 1500 e 1600 com dupla carburação.

O Fusca é o automóvel que ficou mais tempo em produção no mundo todo. Os primeiros protótipos foram fabricados em 1934 e os últimos, em 2003. O último modelo foi produzido no México. Muitos brasileiros devem se lembrar que, o Fusca voltou a ser produzido em 1993, aqui no Brasil, a pedido do ex-presidente Itamar Franco, que concedeu incentivos fiscais. Só houve um problema: a vendas não deslancharam e a Volkswagen foi obrigada a interromper a produção em 1996. 😥

Esse pequeno carro valente emplacou uma série de nomes e apelidos pelo mundo. Em Portugal ele é chamado de Carocha, e nos Estados Unidos, ele é popularmente conhecido como Beetle. Vejam mais nomes a seguir:

  • Boble (Noruega)
  • Volta (África do Sul)
  • Kodok (Indonésia)
  • Brouki (República Tcheca)
  • Peta (Bolívia)
  • Baratinha (Cabo Verde)
  • Cucarachita (Guatemala e Honduras)
  • Escarabajo (Venezuela)
  • Garbus (Polônia)

 

Curiosamente, no Brasil, o nome Fusca originou-se de um fato engraçado. (Claro, tinha que ser! Aqui no Brasil o que é que não se torna engraçado!) Seu nome ou apelido “Fusca” nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o ‘V’ com som de ‘F’, ficando Folks, tanto é que a sabedoria popular entendeu como Fusca. Espetacular não!?!

O sucessor do Fusca conhecemos, o tão famoso New Beetle, um carro que conseguiu fazer um enorme sucesso de vendas nos Estados Unidos e em diversos países, e temos até hoje nas ruas inclusive com o motor TSI, reassumindo no Brasil o tão carinhoso nome Fusca. Não tem um encanto como eram os antigos Fuscas, mas possui sua graça pela inovação.

Agora, senta que lá vem mais história! Confira no vídeo abaixo, como era feita a fabricação do Fusca no Brasil. Vale a pena assitir! 😉

Mais algumas curiosidades sobre o Fusca:

– Você sabia que dependendo do modelo, são necessárias de 5 a 7 mil peças para a sua produção?!
– E que para remover o motor do Fusca, basta soltar – apenas!!! – quatro porcas que o fixam ao câmbio!!!
– E por falar em montagem, remoção de peças, você sabia também que o Fusca foi um dos poucos modelos de automóvel na história que nunca sofreu nenhum recall?!!
– No Brasil, o Fusca é o carro fora de linha mais emplacado. E todo dia 20 de janeiro é Dia Nacional do Fusca!

 

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