Aplicativos, Curiosidades, Geral, Lançamentos

Google cria sistema que mapeia buracos em ruas e estradas

Nova tecnologia para carros detecta buracos nas ruas e estradas. É uma verdadeira “operação tapa buraco”!

 

Nós brasileiros, sabemos o que é conviver com buracos nas ruas e estradas de nossas cidades. Vocês se recordam, que no ano passado, através de uma iniciativa da Veja São Paulo, artistas urbanos de São Paulo pintaram com grafite, várias formas e desenhos nos buracos existentes nas ruas – projeto “Buraqueira” – para denunciar as más condições das vias públicas da cidade. Ao longo, do tempo, até que deu uma melhorada… rs Bom, continuando…

Hoje, lhes trago uma ótima notícia, mais uma novidade, uma grande iniciativa da maior empresa do mundo: a Google cria sistema que rastreia buracos, isso mesmo B-U-R-A-C-O-S! Opa! Será o fim do fim da buraqueira? Rá!

A Google patenteou um sistema que monitora e reporta buracos nas ruas e estradas. O serviço utiliza o GPS do sistema de navegação dos carros em conjunto com um sensor de verticalidade, que identifica o movimento do veículo ao passar por irregularidades no pavimento. Um dos potenciais é ajudar na rápida identificação dos buracos, o que, atualmente, dependendo do estado, requer o preenchimento de formulários e outras burocracias. Outra aplicação seria oferecer ao motorista uma rota que evite áreas esburacadas ou, pelo menos, deixá-lo ciente dos trechos com mais irregularidades.

O conceito apresentado pela empresa simplesmente usa um sensor de movimento, que pode monitorar as vibrações em que seu carro é submetido quando você passa em um buraco, então cruzando com os dados do GPS. Todos os dados que seriam então utilizados, alertariam os condutores sobre estradas danificadas passando a sugerir uma forma de contorná-las.

Embora a ideia seja nova, e desenvolvida nos EUA, a Google não é a primeira a tentar algo assim. Um sistema está sendo desenvolvido pela Jaguar Land Rover: com base em dados catalogados, ele deverá avisar o motorista da existência do desnível na via e preparar o carro para a passagem pelo buraco, caso o condutor não apresente reação. A partir de uma câmera, o carro atua como um scanner na rota que está seguindo, juntamente com a suspensão e o GPS do veículo. Os testes estão sendo feitos em um modelo Range Rover Evoque. No futuro, a expectativa é que as informações sejam compartilhadas com qualquer carro conectado.

Outro exemplo, é com a Mercedes-Benz, que também oferece esse “preparo” como um opcional para o Classe S, seu modelo mais luxuoso e que adianta tecnologias que costumam chegar a outros carros da marca. O Magic Body Control (algo como “controle mágico da carroceria”) age com a suspensão hidráulica ajustável e visa principalmente as lombadas. Por meio de câmeras, o carro antecipa o obstáculo à frente e ajusta a suspensão para passar por ele da forma mais confortável possível, ou seja, nada de bater a cabeça no teto ao passar pela lombada em velocidade. O sistema também faz o carro inclinar nas curvas sinuosas, para que os passageiros não sintam nada.

 

Vejam o vídeo da fabricante Land Rover: “Land Rover Pothole Alert Technology

 

 
#AutoPeçasMolinaéInovação 😉