Acessórios, Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Garantia do seu carro: 5 hábitos que fazem você perder o benefício

Leia atentamente o manual e o termo de garantia do seu carro para não ser surpreendido e perder o direito à cobertura contra defeitos de fabricação.

Todo consumidor tem direito à garantia contra defeitos de fabricação válido para todo tipo de produto comercializado, incluindo automóveis.

O Código de Defesa do Consumidor determina que a garantia legal para bens duráveis e serviços, como automóveis e manutenção, é de 90 dias. Aqui no Brasil, a maioria das fabricantes oferece três anos de proteção total, incluindo motor e câmbio. Mas há algum tempo, com o aumento da concorrência, existem marcas que disponibilizam cinco anos ou mais de garantia.

No entanto, chamamos atenção para algumas práticas que podem cancelar a garantia do seu carro. Todos os veículos novos trazem, juntamente com o manual do proprietário, o termo de garantia, detalhando em quais condições ela é oferecida. O manual também aponta situações nas quais a cobertura pode ser total ou parcialmente anulada.

Vamos conhecer alguns hábitos ou práticas que podem comprometer o termo de garantia e causar alguns transtornos para o proprietário.

Sobre a garantia

De acordo com os órgãos de proteção ao cliente, os veículos novos saem de fábrica com garantia mínima de 90 dias contra vícios ou defeitos de produção. Existe um termo que é entregue ao comprador em que são detalhados os prazos para cada acessório.

Além disso, de tempos em tempos, com os testes de segurança, as montadoras realizam o chamado recall, que significa uma convocação para alteração em algum item que apresentou resultado adverso.

Mesmo que cada montadora ofereça um período diferente de garantia, o consumidor costuma ter três anos de cobertura contra falhas no câmbio e motor, ou como mencionado, cinco anos ou mais, além de outros itens. Não realizar as revisões programadas dentro da quilometragem ou do prazo estipulado é uma condição na qual a garantia deixa de valer. Mas não são apenas esses motivos que levam a essa perda.

5 hábitos que comprometem a garantia do seu carro

Confira cinco exemplos de hábitos ou práticas comuns que invalidam o benefício e muitas pessoas desconhecem.

1 – Uso de acessórios não homologados

O manual dos veículos diz expressamente que alterações nas características originais de fábrica levam à perda da garantia.

O risco de fazer adaptações e instalação de acessórios que são bem mais baratos fora das concessionárias, podem provocar a anulação da garantia do seu carro. Além de comprometerem o consumo de energia e também a segurança dos ocupantes.

A Chevrolet destaca que o proprietário jamais deve modificar o veículo pois pode provocar falhas no funcionamento e desempenho dos sistemas. Já a Hyundai informa que a modificação dos componentes levam ao cancelamento da garantia.

2 – Tampa do tanque de combustível não original

Você, proprietário de veículo, precisa estar atento quando acontece algo com a tampa do tanque de combustível. Já ouviu falar em furtos da tampa de combustível ou outros equipamentos externos do veículo? Isso mesmo! São frequentes em várias cidades do país.

A substituição da peça por uma que não seja original pode levar a perda de garantia, assim como falha no uso de filtro de ar do motor. De acordo com o manual do Ford Ka, a falta de uso de tampa correta e original que causar danos ao tanque ou sistema de combustível não será coberta pela garantia.

O manual ainda conta com outra referência sobre o filtro de ar. Deixar de usar o elemento de filtro de ar correto pode gerar danos graves ao motor e terá a garantia anulada.

3 – Uso de reboque

Tem veículos cujo manual orienta expressamente a não rebocar outros veículos, sob pena de suspensão da garantia contratual de fábrica. Alguns fabricantes são bem rígidos, e vetam até o transporte de trailer, independente do tamanho.

Outros modelos perdem automaticamente a garantia apenas pelo fato da instalação do engate de reboque. Como exemplo, a geração anterior do Toyota Corolla, que faz o proprietário perder parte da garantia apenas com a instalação de um engate de reboque, enquanto que o Honda HR-V deixa expresso no manual que o veículo não foi feito para rebocar.

Costuma curtir seu carro em track days? Prática, mesmo eventual, pode cancelar a garantia. (Foto divulgação)

4 – Funilaria fora da concessionária

No trânsito tumultuado das grandes cidades, é bem difícil não se envolver em um acidente. Estas ocorrências podem causar danos leves ou graves na funilaria do veículo e, na maioria das vezes, passar naquele mecânico de confiança é mais barato do que levar a uma loja autorizada, não é mesmo? Mas, atenção!

A Volkswagen revela no manual do Gol que, “a garantia contra perfuração por corrosão não terá validade para os veículos que forem direcionados para serviços em oficinas que não pertençam ao grupo de concessionárias Volkswagen”.

5 – Participar de qualquer tipo de competição

Você costuma postar nas redes sociais aceleradas mais radicais com seu possante? Você é um amante de velocidade e adrenalina, e costuma curtir seu carro em track days? Cuidado! Tal prática, mesmo que eventual, pode cancelar a garantia do seu carro.

Participar de rachas em vias públicas, além de ser crime de trânsito, é algo que resulta na mesma penalização. “A garantia do veículo estará automaticamente cancelada se o veículo for empregado em competições de qualquer espécie ou natureza”, enfatiza o livreto que acompanha o Ford Ka, por exemplo.

Outro exemplo, com um alerta semelhante, está descrito no manual do Citroën C4 Cactus: “Perderá o benefício da garantia contratual quando o veículo for utilizado de modo anormal ou para efeitos de competição ou se o veículo tiver sido submetido a uma sobrecarga, mesmo que passageira”.

Por fim, muito cuidado e atenção ao fazer uma simples ou pequena alteração no seu carro, senão comprometerás todo o investimento que foi feito na aquisição do novo veículo. #FicaaDica

Leia mais:
Nova Zona Azul: saiba o que muda quando estacionar seu carro na rua
Fórmula 1 segue no autódromo paulistano até 2025
Parabéns à Auto Peças Molina pelos seus 28 anos de existência
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.