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Ford do Brasil anuncia fechamento das fábricas no país

Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil, o fechamento de suas fábricas, e mantém produção em países vizinhos. Ford deixa o país.

Ford fora do Brasil. Isso mesmo, você não leu errado! Após 101 anos em território nacional, a Ford anunciou o encerramento da sua produção de veículos, nesta segunda-feira (11).

A situação econômica do Brasil, agravada pelas consequências da pandemia da Covid-19, foi uma das razões apontadas explicitamente. A decisão se deu neste triste cenário. A companhia ressalta que a redução de vendas já existia, mas a pandemia afetou ainda mais o quadro.

Com a medida, fábricas de Taubaté (SP), responsáveis por motores e transmissões, e de Camaçari (BA), responsáveis pelo Ka e EcoSport, terão a produção interrompida de imediato. Além disso, a Planta Industrial localizada em Horizonte (CE), que cuida da elaboração do Troller T4, será encerrada no último trimestre de 2021.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, explica Jim Farley, atual presidente e CEO da empresa.

A montadora manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul – ambos em São Paulo. Desta forma, a operação brasileira da oval azul ficará restrita à importação de modelos, como hoje acontece com o SUV Territory, trazido da China.

Mas, por que a Ford vai parar de fabricar carros no Brasil?

De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo de seu processo de reestruturação global.

A fabricante disse, no comunicado sobre os fechamentos das fábricas, que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

No entanto, mais informações foram detalhadas em uma carta enviada para os concessionários. Nela, a montadora afirmou que “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas” e que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, “o que não é mais sustentável”. A montadora citou ainda a recente desvalorização das moedas na região, que “aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis”.

5 mil demissões da Ford

Ainda não há um cálculo final de quantos funcionários da montadora serão demitidos no Brasil. A Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina. O país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil, mas continuará produzindo veículos.

Ao todo, a Ford possui 6.171 funcionários no Brasil. Em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.

Ainda de acordo com a companhia, ela irá “trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”.

Perdas acima do mercado

A Ford, assim como todo o setor automotivo, vem enfrentando forte quedas nas vendas no Brasil. As perdas da montadora têm sido ainda piores do que a média do mercado. No acumulado de 2020, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a fatia da montadora americana era de 7,14%, atrás de General Motors, Fiat, Volkswagen e Hyundai, considerados os automóveis e comerciais leves.

Em 2020, foram emplacados cerca de 2 milhões de carros, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A Ford foi responsável por 118,4 mil, considerando apenas os automóveis, uma queda 39,7% em relação a 2019, quando o total chegou a 196,3 mil unidades. O Ford Ka foi o sexto modelo mais vendido no Brasil no ano passado. Em 2019, ele ocupou a segunda posição, segundo dados da Fenabrave.

Em comunicado, a Ford informa que tomou a decisão após anos de perdas significativas no Brasil. A montadora prevê um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas com o desmantelamento das operações, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021. Cerca de US$ 1,6 bilhão será relacionado ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Aproximadamente US$ 2,5 bilhões impactarão diretamente o caixa da montadora, sendo a maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.

O que acontece com quem tem carro da Ford?

A montadora afirmou que manterá as vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil. Em um comunicado obtido pela TV Globo, que foi enviado aos concessionários, a empresa disse que não há mudança em sua rede de lojas neste momento.

Ford EcoSport, KA e Troller T4

EcoSport, Ka e o Troller T4 vão sair de linha. De acordo com a montadora, ainda existem unidades disponíveis, então eles continuarão a ser vendidos até que o estoque se esgote.

Raio X da Ford no Brasil

Raio-x da Ford do Brasil. (Foto divulgação/Fonte: G1)

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