Antigomobilismo, Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Fiat 147 ganha versão moderna para os dias atuais

Fiat 127 Concept Fiat 127 Concept

Designer cria versão moderna do Fiat 147. Confiram!

 
De um pequeno notável a gente nunca esquece! Em seus 15 anos de produção, o “pequeno grande carro” reuniu muitos admiradores e apaixonados à época e até hoje. Pois, após a inauguração da primeira fábrica da Fiat no Brasil, em Betim (MG), em 09 de julho de 1976, eis que surgiu um dos maiores sucessos da montadora italiana, derivado do modelo italiano 127, o modelo que marcou o início de uma nova fase, o primeiro carro produzido pela Fiat Brasil, o Fiat 147.

Na época, o carro trazia inovações tecnológicas jamais vistas no Brasil. Preconceitos não faltaram quando de seu lançamento, porém, apesar de pequeno e a aparência frágil, o Fiat 147 demonstrava agilidade e esperteza para o trânsito das grandes cidades. Tanto é, que seu sucesso chegou a superar o Fusca em meados dos anos 70.

Bom, este pequeno carrão, foi o responsável por iniciar a vida da marca italiana no país, inclusive tornando-se em 1979 o primeiro modelo com motor a álcool produzido em série no Brasil e no mundo, o que lhe rendeu o apelido de “Cachacinha”. Praticamente um patrimônio histórico, que deixou as ruas para ser substituído pelo Uno.

Traseira do Fiat 127 Concept.
Traseira do Fiat 127 Concept.

Agora, deixando um pouco a saudade de lado, e se o Fiat 147 não tivesse sido descontinuado? Como ele seria? Qual o visual que ele teria nos dias de hoje?

Opa! Essa resposta nós temos! E esse trabalho ficou incrível, praticamente um “renascimento” do 147. O trabalho foi feito pelo designer húngaro David Obendorfer, famoso por recriar vários carros clássicos, que inclusive,  já ganhou elogios da Família Agnelli, principal acionista da Fiat.

Seguindo as linhas do projeto original, feito por Pio Manzù no século passado, o “127 Concept” tem proporções maiores que as do hatch que o inspirou, colocando-o no segmento de compactos premium. O modelo exibe um apelo voltado à esportividade, valorizando as curvas justamente nos pontos que eram retos no original. Obendorfer atualizou as linhas do 147 aumentando levemente suas proporções, mas sem perder as características marcantes, como a inclinação do capô e a queda abrupta do teto na traseira. Por dentro, o painel simples também foi relembrado, inclusive pelas saídas de ar redondas que haviam no 147. Sem abrir mão de itens presentes em carros modernos, como porta-objetos e a central multimídia, ele conseguiu reviver a simplicidade do carro original. Um espetáculo!

Interior do Fiat 127 Concept.
Interior do Fiat 127 Concept.

Essa releitura moderna do Fiat 127, que no Brasil era chamado de Fiat 147, vinha sendo trabalhado pelo designer desde 2013, mas só agora divulgou as imagens mais realistas do projeto. Que também inclui um vídeo. Aproveite e assista a “recriação” do pequeno notável.

Afinal, só quem teve um Fiat 147 entende essa paixão e sabe como este carro foi e é especial até hoje!

 

 

 
#AutoPeçasMolinaéNostalgiaModerna 😉