Curiosidades, Dicas, Ford, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Tecnologia

Equipe é criada na Ford para obter a excelência do “cheiro de carro novo”

Montadora Ford realiza testes para desenvolver o “cheiro de carro novo” perfeito para cada região do mundo.

 
Todos nós gostamos de sentir um bom aroma, um bom cheiro não é mesmo? Repudiamos um mau cheiro, todos concordam, certo! Porém os cheiros nos trazem lembranças variadas. Existem odores e aromas que nos despertam emoções! O olfato é um dos sentidos que mais está ligado às emoções humanas. É através dele que diferenciamos ambientes, pessoas e coisas por seus perfumes e aromas. Afinal, quem não gosta de um bom perfume? Ou quem não gosta do aroma refrescante do eucalipto, ou do bom cheiro de uma casa limpa? E o cheirinho de comida, que faz nosso estômago roncar! (kkk). Isso me faz lembrar os velhos episódios do Pica-pau em que ele voa seduzido pelo aroma da comida do Leôncio…

E quando se trata do tão famoso cheiro de carro novo? Uma das coisas mais marcantes de quando se compra um automóvel zero quilômetro é aquele “cheirinho de carro novo”. Dá um prazer, uma sensação boa, não é mesmo! E esse cheiro peculiar dentro do veículo, normalmente não sentimos em nenhum outro lugar! E o mais interessante de tudo é que, apesar de não ser, exatamente, um tipo de perfume, o cheiro de carro novo costuma agradar à todo mundo.

Esse aroma característico não acontece por acidente e é o resultado de testes e mais testes para desvendar como os odores emanados pelos mais de 100 (cem) tipos de materiais de dentro do veículo se combinam.

Bom, então falando nesse item muito desejado por quem acabou de chegar às concessionárias para comprar um carro, o cheiro de carro novo é uma espécie de “atrativo a mais”, ou seja, ajuda a influenciar, mesmo de forma inconsciente, os clientes na hora da compra. Fisga o cliente com maior facilidade! E outra, segundo quem entende do assunto, garante que até mesmo os carros mais baratos e com menos quantidades de recursos e tecnologias, ainda assim, pareçam atrativos o suficiente para serem adquiridos. Interessante pensar nisso, não? No entanto, mais interessante ainda é pensar que o tal cheiro de carro novo é totalmente fabricado!

A montadora Ford criou uma equipe que trabalha em seus laboratórios para o desenvolvimento e testes de materiais usados na fabricação dos carros e tentar encontrar um odor, um cheiro, mais adequado para cada região do planeta. De acordo com especialistas da montadora, as pessoas não sentem um cheiro da mesma forma, baseado nas diferenças geográficas e culturais. Um bom exemplo, é em relação ao couro, muito apreciado em diversos mercados, mas não faz sucesso com orientais.

O que explicamos no início deste artigo, é o que Andy Pan, engenheiro líder do laboratório de odores da Ford na Ásia resume: “o olfato é o mais potente e sensível dos cinco sentidos humanos e um dos mais ligados à memória e emoção. Ele afeta 75% das nossas emoções diárias e pode influenciar nosso humor e bem-estar”. Andy Pan lidera uma equipe de 18 profissionais e são responsáveis por testar cerca de 300 materiais e componentes por ano, com um objetivo certo e de bom senso: os materiais devem ter um cheiro perceptível, e que não incomodem!

Entenda que o cheiro de carro novo que você sente ao entrar em um carro zero quilômetro, na verdade não se trata de apenas um cheiro isolado, mas sim de um conjunto de odores que exalam de dentro do carro e que estão diretamente relacionados com os componentes que são utilizados para a fabricação dos mesmos. Um dos elementos que acaba contribuindo mais para o cheiro é o vinil e o plástico que se utiliza na maioria dos painéis de dentro do veículo. Eles também estão presentes na superfície dos assentos, e também na porta. São os compostos orgânicos voláteis – COV – que saem deles e que causam o cheiro.

Montadora realiza testes para desenvolver o odor mais adequado para cada região do mundo. (Foto divulgação)
Montadora realiza testes para desenvolver o odor mais adequado para cada região do mundo. (Foto divulgação)

Observação importante: os compostos orgânicos voláteis (COV´s) são poluentes do ar, podendo até causar doenças em casos de exposição prolongada a grandes quantidades desse tipo de material. No entanto, os COV´s são mais comuns do que imaginamos, pois eles estão presentes em uma infinidade de produtos com que temos contato com frequência, como por exemplo, materiais de limpeza. Todavia, as baixas concentrações encontradas no ar são inofensivas.

Os profissionais do laboratório da Ford explicam que para garantir que o cheiro seja uniforme, independente das condições do ambiente, as amostras são submetidas a diferentes temperaturas, que variam entre 23ºC e 80ºC, em ambientes úmidos e secos. E a avaliação do odor final é feita usando vasilhas de vidro e fornos.

Agora, diz aí! Você que já estava pensando em dar aquela passadinha em uma concessionária, vai sentir o cheiro de carro novo com muito mais conhecimento de causa, não?!! Boas compras!

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉