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Entenda as diferenças entre câmbio automático x câmbio automatizado

Uma dúvida muito comum é sobre a diferença entre câmbio automático e câmbio automatizado. São sistemas que influenciam de maneira diferente no desempenho do carro.

 

 

Diferenças entre o câmbio automático e automatizado.
Diferenças entre o câmbio automático e automatizado.

Parecem semelhantes, pois seus nomes podem até confundir, mas a diferença entre uma transmissão automática e uma automatizada nem sempre é simples de explicar. Porém, com a crescente popularização dos câmbios automáticos e automatizados no Brasil nas últimas décadas, muitas opções foram lançadas no mercado automotivo e tantas outras chegarão, não é mesmo! Bom, vamos ao que interessa. Entender as diferenças!

 

O fato é que ambos os tipos oferecem um carro sem embreagem, dispensando a necessidade da troca manual de marchas, e é esse o motivo que confundem muitos consumidores.
Na essência, o câmbio automático possui estrutura complexa e é mais caro, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o câmbio automatizado – com mono ou dupla embreagem – é mais simples, com estrutura próxima a do modelo mecânico, porém, controlada por módulo.

 

O câmbio automático convencional conta um equipamento chamado conversor de torque, que substitui a embreagem. Graças a este equipamento, todas as marchas são feitas pelo próprio carro, a partir da mudança de velocidade e da rotação do motor. A principal vantagem é o aumento no conforto ao dirigir, já que as trocas de marchas são feitas de forma suave, sem solavancos. Por outro lado, é um sistema caro, inclusive na manutenção.

 

O câmbio automatizado, por sua vez, possui várias peculiaridades, inclusive a de reunir aspectos dos outros modelos. Um exemplo é que ele possui a mesma estrutura de um câmbio manual, inclusive embreagem. Só que esta não é acionada pelo motorista, e sim por um sistema eletrônico, que faz a troca das marchas, eliminando a necessidade do pedal. É um sistema mais barato que o automático, e por isso vem sendo cada vez mais procurado.
Outro ponto a explicar é que os câmbios automáticos podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades. O número de marchas depende do projeto do câmbio e das necessidades do veículo, sendo que este número também pode variar dos valores informados acima. Já os automatizados contam com uma ou dupla embreagem. Esse número de embreagens e marchas depende do projeto do câmbio e necessidades do veículo também.

 

Como principal vantagem do câmbio automático, é que nos proporciona uma saída e a mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque e programação do módulo. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente. E para o câmbio automatizado, sua vantagem é que possui menor complexidade interna, podendo ter uma manutenção mais barata, onde a ocorrência mais comum é a troca da embreagem. Por ser mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores e assim proporcionar um consumo de combustível menor.

 

Também existem vantagens comuns aos dois tipos de câmbio, que são:

 

– Mudanças suaves de marchas;
– Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução;
– Redução da fadiga ao dirigir;
– Ambos impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado;
– Ambos aumentam a vida útil dos componentes da transmissão;
– O motorista consegue direcionar mais atenção ao trânsito.

 

Entendido! Se você busca o conforto em um carro, esses câmbios são os mais aconselháveis. Agora, se você gosta mesmo da sensação de dirigir e “dominar” o carro, o câmbio manual continua sendo o ideal!

 

 
#AutoPeçasMolinaéDica 😉