Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Pedestre

Dicas de segurança: Dia Internacional do Pedestre é celebrado no mês de agosto

O Dia Internacional do Pedestre tem como objetivo conscientizar sobre a segurança no trânsito

Na semana passada, no dia 8 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional do Pedestre. Esta data foi criada, oficialmente, pela Organização das Nações Unidades (ONU), e chama atenção para os riscos à vida e a segurança dos pedestres, pois são na prática, riscos que atingem todas as pessoas que, em algum momento saem de suas casas. Ter uma data específica é sempre bom para chamar a atenção para algo, e celebrar um dia globalmente ao pedestre faz-se necessário já que no trânsito “somos todos pedestres”. 🙂 Trata-se de uma importante lembrança em relação ao cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com os pedestres com quem dividem o espaço nas ruas.

O pedestre é parte do cenário urbano. O pedestre é também, o componente do trânsito mundial mais frágil, e é neste ponto que surge um problema significativo. Se é o ser mais frágil que participa deste sistema, deveria ser o mais protegido. No entanto, e na prática, não se observa esta preocupação. A gravidade disso está no fato de que condutores de veículos também são pedestres. Ao não cuidarem da integridade e segurança das outras pessoas, estão colocando em risco sua própria vida ao saírem às ruas com seus carros.

Desde 2014, após uma das campanhas de maior destaque no Dia Internacional do Pedestre no Brasil, com a frase e tema “Somos Todos Pedestres“, tendo como base uma declaração tão óbvia, parece não ter correlação entre a participação de todos como pedestres e o cuidado com as pessoas no trânsito. Segundo a própria ONU, ainda há muito o que se fazer para tornar o nosso planeta mais “caminhável” por todos, permitindo que os pedestres utilizem calçadas ou até mesmo outros tipos de locais mais seguros, confiáveis e acessíveis, com ou sem dificuldades de locomoção.

Com a criação do programa Pedestre Seguro, as mortes envolvendo pedestres na cidade de São Paulo registraram queda de 15,2 % nos cinco primeiros meses do ano, de acordo com os dados consolidados da CET. Foram 139 vítimas fatais em 2018 ante 164 no mesmo período do ano anterior. Essa tendência de queda também foi verificada pela companhia na cidade como um todo. Digamos que são bons os resultados obtidos para a redução de acidentes e proteção à vida com esses programas e campanhas de conscientização aos motoristas e pedestres, porém uma orientação maior e constante se faz necessária sobre a importância de respeitar e dar preferência para quem anda a pé pela cidade. 🚶‍♀️🚶

Pensando em algumas maneiras, em algumas mudanças no trânsito que podem trazer mais segurança aos pedestres, como também em atendimentos mais eficientes após ocorrências de acidentes, identificamos algumas dicas simples, que podem e devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança de todos. Vamos começar com 5 dicas de travessia para os pedestres:

1 – Segurança na travessia:
Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

2 – Comunicação com os motoristas:
Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.

3 – Travessia na faixa:
Utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

4 – Pontos cegos:
Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.

5 – Na contramão:
Em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos).

Agora, fiquem com 5 dicas para os motoristas evitarem atropelamentos:

1 – Não induza o pedestre a atravessar mais rápido:
Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

2 – Dê a preferência:
Seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre!

3 – Atenção!
Um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.

4 – Faixa de pedestres:
Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa!

5 – Buzina:
Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa estresse e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

 

Convenhamos, todo dia é Dia do Pedestre! O trânsito é feito de pessoas! Afinal, em algum momento, somos todos pedestres!  

#AutoPeçasMolina é informação! 😉