Dicas, Geral, Peças

Dicas de como pegar a estrada nas férias

Com dicas simples uma viagem segura, prazerosa e divertida tem total garantia

Natal chegando e ano novo se aproximando! Para muita gente, mas muita gente mesmo, é a maior oportunidade – as vezes a única – de tirar alguns dias com a família ou amigos. É o momento mais esperado para fugir da rotina e do estresse do trabalho e conhecer outros locais pelo país. Contudo, sabemos o que ocorre ano após ano: grandes grupos partem da capital para o litoral ou para o interior, causando congestionamentos nas rodovias,  e dependendo dos deslocamentos podem se tornar estressantes.

1 – Faróis acesos na estrada:
Atenção! É lei! Na estrada, é obrigatório ligar o farol baixo mesmo durante o dia. Permite melhor a visualização do carro por outros motoristas. Não pode usar a lanterna, farol de milha nem o de neblina.
2 – Viajando dentro da lei:
Antes de pegar a estrada, verifique os documentos do veículo e de quem vai guiá-lo. Várias pendências podem ser resolvidas rapidamente no Poupatempo e por meio do site do Detran. Durante a viagem, respeite o limite de velocidade e obedeça placas de sinalização, que contêm orientações importantes sobre segurança.
3 – Direção segura:
A direção defensiva é a maneira ideal para evitar acidentes no seu cotidiano e se torna ainda mais importante durante viagens, uma vez que as estradas oferecem riscos constantes. Sendo assim, mantenha os bons modos ao volante! Mantenha uma distância segura, o equivalente a dois automóveis em relação ao carro da frente. Isso reduz o risco de colisões em caso de frenagens súbitas. Alguns cuidados são fundamentais antes de realizar ultrapassagens. Antes de tudo, tenha certeza de que a sinalização permite e, caso haja placas ou faixas indicando o contrário, não ultrapasse. Não se esqueça de levar em consideração a potência do carro, a velocidade e a situação da pista na hora de calcular se é seguro ultrapassar.
4 – Descanse antes de viajar: 
Além de não ser agradável, viajar de carro cansado pode ser muito perigoso. Quando você não descansa o necessário, pode até aguentar ficar acordado, mas dificilmente terá a atenção e a percepção nas melhores condições para dirigir e aproveitar a viagem.  O motorista deve ter uma boa noite de sono, de pelo menos oito horas antes de partir. Um hormônio chamado melatonina, que age como indutor do sono, pode levar quem pegou a estrada logo após o expediente a cochilar ou mesmo dormir ao volante.
5 – Cuidado com as crianças e os pets: 
Nunca se esqueça que as crianças de até dez anos devem ser transportadas apenas no banco traseiro e em uma cadeirinha adequada para cada idade. Lembre-se que o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros. Já os pets precisam ficar dentro de uma caixa de transporte ou mesmo presos com a coleira ao cinto de segurança no banco de trás do carro.
6 – Bagagem com segurança, no devido lugar:
Estude sempre a previsão do tempo do período da viagem e do local de destino, para levar sempre o essencial nas bagagens. O excesso de carga pode deixar o carro mais baixo, o que pode fazer com que o escapamento raspe no solo e que os objetos altos no banco traseiro dificultem a visão do motorista. Ao carregar o veículo, distribua o peso no bagageiro de modo que itens com maior massa fiquem do lado oposto ao dos passageiros mais pesados. Redes evitam que as malas fiquem “dançando” para todos os lados. Ou seja, bagagem solta pode atrapalhar o condutor e acabar causando um acidente! Outra dica é que nenhum passageiro pode ser transportado no mesmo espaço da bagagem, pois há risco de ser atingido por ela em caso de colisão. Por isso, quando necessário rebata os bancos traseiros para encaixar sua bagagem, a capacidade legal de seu automóvel ficará limitada aos dois ocupantes da frente.
7 – Cheque os equipamentos de segurança do carro:

Segurança também depende do seu próprio veículo. É primordial levar o automóvel à oficina mecânica para checar o óleo do motor, o sistema elétrico, os fluidos do freio e o para-brisa. Caso seja necessário, faça a troca dos pneus. Calibrar os pneus é importante não apenas para o bom funcionamento de seu veículo, mas também ajuda a economizar combustível. 

 

Bom, o mês de dezembro chegou e nada melhor do que curtir sua viagem de férias com segurança e em grande estilo!

Ah, mais uma dica: encontre peças que necessita para a revisão do seu carro em nosso site, e realize uma boa viagem segura!

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉